Artigos de tecnologia hoteleira | Recursos | SiteMinder https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/ Global Booking Distribution Solutions Thu, 17 Apr 2025 13:17:45 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Canais de reserva: Guia completo para hotéis https://www.siteminder.com/pt/r/canais-de-reserva/ Fri, 11 Apr 2025 04:00:10 +0000 https://www.siteminder.com/?p=190832 O que são canais de reserva?

Os canais de reserva são plataformas através das quais o seu hotel pode aceitar reservas online ou offline. Podem também ser conhecidos como canais de distribuição e são fundamentais para garantir que o seu hotel mantém uma taxa de ocupação e um fluxo de receitas saudáveis.

Exemplos de canais de reserva incluem o seu próprio site, agências de viagens online como a Booking.com, sítios de meta-pesquisa como o Google, agências de viagens tradicionais, sistemas de distribuição global (GDS), entre outros.

Esses canais de reserva são um passaporte para atrair milhões de turistas em todo o mundo que podem ser seus hóspedes.

Este artigo explicará quais são os canais mais lucrativos para o seu hotel e como pode maximizar as receitas utilizando-os.

Porque é que os canais de reserva online são importantes para os hotéis?

Os canais de reserva online são importantes para os hotéis porque aumentam significativamente o seu alcance e visibilidade para os potenciais hóspedes.

Atualmente, os viajantes reservam principalmente o seu alojamento online, o que torna ainda mais importante que os hotéis se concentrem na captação de reservas através do seu próprio site, OTAs, meta-pesquisa e outros canais online.

A utilização de canais de reserva online torna muito mais fácil:

  • Alcançar viajantes internacionais
  • Vender os seus quartos em mais sítios
  • Otimizar as estratégias de preços e de receitas
  • Aceitar e processar pagamentos online
  • Obter informações sobre o seu desempenho

Os canais de reserva online são melhor utilizados quando são geridos por um software hoteleiro, como um gestor de canais (channel manager). Um gestor de canais permitirá ao seu hotel ligar-se a tantos canais quantos desejar e listar todo o seu inventário de quartos ao mesmo tempo. Esta tecnologia garante que a sua disponibilidade é atualizada automaticamente em todos os canais e no seu sistema de gestão hoteleira, sempre que é feita uma reserva.

Pode também utilizá-lo para atualizar rápida e facilmente as suas tarifas em todos os canais associados. Assim, consegue aceder aos principais relatórios de desempenho que lhe permitem fazer ajustes estratégicos.

Alcance o sucesso no canal de reservas

Utilize a plataforma do SiteMinder para aceder a mais canais de reserva com mais facilidade e maximizar a receita do seu hotel.

Saber mais

Principais canais de reserva de hotéis

Quais são os canais de reserva de hotéis mais populares?

De acordo com dados recentes da SiteMinder, os principais canais de geração de receitas para hotéis nos Estados Unidos são:

  • Booking.com
  • Expedia Group
  • Websites dos Hotéis (reservas diretas)
  • Agoda
  • Airbnb
  • Sistemas de Distribuição Global
  • Hotelbeds
  • HotelTonight
  • Hostelworld Group
  • Getaroom
  • HotelsCombined
  • British Airways Holidays

Naturalmente, a escolha dos canais a que se liga também depende das circunstâncias específicas da sua unidade hoteleira. Muitas vezes, existem canais mais pequenos, de nicho, que podem proporcionar reservas e receitas valiosas.

Por exemplo, Mr and Mrs Smith é um canal que se destina exclusivamente a hóspedes de luxo. É por isso que é sempre melhor utilizar um gestor de canais, para ter flexibilidade e agilidade nas suas ligações de reservas de hotel.

Outros canais populares entre os viajantes incluem:

  • TripAdvisor – Agrega avaliações de hotéis, restaurantes e atividades turísticas.
  • VRBO – Abreviatura de Vacation Rentals by Owners (Arrendamento de férias pelos proprietários), semelhante à Airbnb.
  • Kayak – Um dos intervenientes no mercado de meta-pesquisa.
  • Lastminute.com – Excelente para quem procura estadias de última hora, especialmente na Europa.
  • Skyscanner – Uma escolha comum para os viajantes com um orçamento limitado.

Como aumentar as receitas do canal de reservas no seu hotel

Pode tirar o máximo partido dos seus canais de reservas compreendendo o seu mercado, conhecendo os seus pontos fortes, direcionando-os para os hóspedes certos e utilizando a melhor tecnologia.

A seguir, apresentamos cinco formas de utilizar os canais de reserva para aumentar as receitas:

1. Defina a sua audiência

Comece por criar perfis dos seus atuais hóspedes para ter uma ideia clara de quem tem mais probabilidade de ficar no seu hotel. Perceba como pesquisam e reservam, e também do que gostam e não gostam com base nos comentários que deixam.

Quando souber qual é o melhor mercado a atingir, pode tomar as decisões corretas sobre os canais online em que se deve concentrar e como maximizar as receitas desses canais.

2. Ligue-se a uma vasta gama de canais

A quantos mais canais estiver ligado, mais ampla é a sua rede para chegar a todos os viajantes que estariam interessados em ficar no seu hotel.

As OTAs e o seu site direto podem ser a sua principal fonte de reservas, mas a meta-pesquisa é um canal em crescimento e o GDS continua a ser muito relevante hoje em dia. Por isso, é importante estar ciente de todos os canais que o ajudam a aumentar a ocupação.

Quando se utiliza uma ferramenta como um gestor de canais, a ligação e a gestão de canais adicionais não requerem qualquer esforço adicional.

3. Aproveite o efeito de cartaz publicitário

O efeito de cartaz publictário ocorre quando os viajantes o descobrem pela primeira vez numa OTA, mas acabam por reservar diretamente através do seu site. É por isso que é importante destacar o seu perfil na OTA e fornecer sempre uma ligação para o seu site, para que os viajantes possam saber mais sobre o seu negócio. E para que possam aceder a ofertas de valor acrescentado.

4. Utilize os canais de meta-pesquisa

Canais como o Google Hotel Ads e o Trivago são uma excelente forma de garantir que o seu hotel consegue competir com as OTAs e obter reservas diretas. Se parecer complicado, por uma pequena taxa, plataformas como a SiteMinder podem tratar de tudo por si, enquanto vê as reservas a chegar. A vantagem da meta-pesquisa é que a relação com o hóspede é sua, e não da OTA, o que significa que pode fazer melhores “upsell” e também comunicar diretamente com os hóspedes para aumentar a lealdade.

5. Monitorize as métricas e o desempenho

Utilize o software do seu hotel para aceder aos dados de desempenho. Veja quais são os canais que estão a gerar mais reservas e receitas, quais são as estadias mais prolongadas, quais são as taxas de cancelamento mais elevadas, quais são os pacotes que estão a ter sucesso e muito mais. Em breve irá detetar tendências que pode utilizar para tomar decisões informadas para melhorar os seus resultados no futuro.

]]>
Melhores aplicativos de reserva de hotel: Guia para hotéis independentes https://www.siteminder.com/pt/r/melhores-aplicativos-de-reserva-de-hotel/ Mon, 31 Mar 2025 03:10:40 +0000 https://www.siteminder.com/?p=189890 O que é um aplicativo de reserva de hotel?

Um aplicativo de reserva de hotel é uma aplicação ou website que os viajantes utilizam para reservar estadia em um hotel. Frequentemente, os viajantes usam aplicativos em seus dispositivos móveis para pesquisar, reservar e pagar por acomodação hoteleira. Alguns exemplos conhecidos de aplicativos de reserva de hotel incluem Booking.com, Airbnb ou HotelTonight. Este blog fornecerá um guia completo sobre aplicativos de reserva de hotel e quais podem ser os mais úteis para vender seu inventário.

Índice

Por que você deve conhecer os melhores aplicativos de reserva de hotel?

Os aplicativos de reserva de hotel são agora uma fonte dominante de reservas para fornecedores de alojamento, com viajantes reservando suas viagens online com mais frequência do que não. Os viajantes podem passar até 12 semanas pesquisando sua viagem e podem visitar até 38 websites antes de concluir uma compra. Considerando que o setor de viagens online gerou receita no valor de 667,55 bilhões de dólares em 2023, os aplicativos de reserva são onde está o dinheiro – assim como o website do seu próprio hotel. Estar presente nos melhores e mais populares aplicativos de reserva ajudará seu hotel a ser considerado pelos viajantes enquanto eles se preparam para reservar suas estadias. Quanto maior for sua rede, melhor. Se você usar uma solução como um gestor de canais, poderá listar seu inventário em quantos aplicativos de reserva desejar, sem risco de reservas duplicadas ou inventário impreciso.

Mais reservas, menos trabalho

E se pudesse aumentar as reservas do seu hotel e, ao mesmo tempo, reduzir a sua carga de trabalho? A nossa plataforma de hotel inteligente ajuda-o a fazer exatamente isso.

Saiba mas

Lista de aplicativos populares de reserva de hotel e viagem

Como sabemos, os viajantes são muito engenhosos. Eles procuram em todos os lugares, usando muitos aplicativos e websites diferentes para encontrar as melhores ofertas, valor e experiências para suas estadias. No entanto, também existem muitos perfis diferentes de viajantes – todos com necessidades únicas. Esta é outra razão pela qual vale a pena anunciar em uma variedade de aplicativos de viagem.

Aplicativo de hotel mais barato

Não há realmente um aplicativo de hotel ‘mais barato’ definitivo, já que hotéis econômicos e acomodações acessíveis podem ser encontrados em todos os aplicativos. Claro, há exemplos específicos como o HostelWorld, que oferece exclusivamente albergues, um tipo de acomodação geralmente mais barato. Hotels.com é outro canal conhecido por ter acomodações baratas disponíveis. Os viajantes também podem usar aplicativos de metapesquisa como Trivago, ou aplicativos locais como o Wotif da Austrália, para descobrir propriedades a preços mais baixos e comparar facilmente suas opções.

Aplicativo de desconto de hotel

Muitos aplicativos de hotel podem oferecer descontos ou ofertas exclusivas, ou facilitar para os viajantes pesquisarem as melhores opções disponíveis. Hopper é um aplicativo móvel de viagens em rápido crescimento que oferece muitas ofertas personalizadas aos usuários, enquanto Kayak é outra forte opção de metapesquisa.

Aplicativo de reserva de hotel de última hora

O muito apropriadamente nomeado Lastminute.com é uma das opções mais populares para viajantes que procuram garantir quartos de hotel com pouca antecedência, encontrando boas ofertas em tempo real. HotelTonight é um aplicativo semelhante que também é muito usado para reservas de última hora, enquanto Hotwire é ligeiramente menos popular, mas também anuncia ofertas de última hora.

Aplicativo de reserva de hotel RedDoorz

RedDoorz é um aplicativo popular de reserva de hotel em destinos asiáticos como Indonésia, Singapura, Vietnã e Filipinas. Os membros do RedDoorz podem desfrutar de ofertas e promoções especiais, enquanto os hotéis listados na plataforma terão acesso a viajantes altamente focados e motivados que procuram acomodação nessas regiões.

Melhor aplicativo de reserva de viagem para hotéis

Então, em quais aplicativos de reserva de viagem seu hotel deve estar listando e vendendo seu inventário? Não há segredo sobre quais canais de reserva são os maiores e mais populares do mundo – é claro que nos referimos ao Booking.com e Expedia. No entanto, canais únicos como Airbnb, Mr and Mrs Smith ou Lastminute.com também podem proporcionar fortes oportunidades de reserva e receita. Você também precisa considerar métricas importantes dentro do desempenho do seu canal, como quais canais têm as maiores taxas de cancelamento ou estadias mais longas.

Melhor aplicativo de reserva de hotel nos EUA

Graças às Tendências de Reserva de Hotel da SiteMinder, conhecemos o melhor aplicativo de reserva de hotel nos EUA e no resto do mundo. Se considerarmos a geração de receita como uma medida de sucesso, os melhores aplicativos de reserva para hotéis dos EUA são:

  1. Booking.com
  2. Expedia
  3. Agoda
  4. Airbnb
  5. Hotelbeds
  6. HotelTonight
  7. Hostelworld Group
  8. Webbeds
  9. Hopper
  10. HotelsCombined

Nota: Reservas diretas (websites de hotéis) geram a terceira maior receita para hotéis dos EUA, enquanto Sistemas de Distribuição Global estão em quinto lugar.

Melhor aplicativo de reserva de hotel na Europa

Usando os mesmos dados, podemos observar também os melhores aplicativos de reserva de hotel na Europa. Por exemplo, aqui estão os cinco primeiros em alguns destinos-chave:

Reino Unido – Booking.com, Expedia, Hotelbeds, Agoda, Trip.com
Espanha – Booking.com, Expedia, Hotelbeds, Jet2holidays, World 2 Meet
Itália – Booking.com, Expedia, Hotelbeds, Hostelworld Group, Agoda
Alemanha – Booking.com, Expedia, HRS, Hotelbeds, Hostelworld Group
França – Booking.com, Expedia, Hotelbeds, Agoda, Hostelworld Group

Como você pode ver, há variações nos mercados da Europa, e o melhor aplicativo de reserva de hotel dependerá dos objetivos do seu hotel e de quem você está procurando atrair. Por exemplo, o Reino Unido atrai muitos viajantes da China, por isso o Trip.com é um canal de reserva tão proeminente.

Melhor aplicativo de reservas de hotel

Determinar o melhor aplicativo de reservas de hotel depende de como você o define, porque significará coisas diferentes para viajantes e hotéis. Para hotéis que procuram um aplicativo para ajudar a gerenciar suas reservas, há muitos disponíveis no mercado. Opções populares incluem Little Hotelier, Cloudbeds, Preno, WebRezPro e Hostaway, para citar alguns. O Little Hotelier, em particular, é uma ótima opção para fornecedores de acomodação menores, pois é uma solução completa que inclui um sistema de gestão hoteleira, gestor de canais, sistema de reservas e muito mais. Também está equipado com um aplicativo móvel para que os operadores possam gerenciar suas reservas em qualquer lugar, a qualquer momento. Da mesma forma, o SiteMinder pode ser uma ótima escolha para propriedades independentes e hotéis maiores, pois possui o gestor de canais e sistema de reservas líderes do setor, facilitando para os hoteleiros atrair e converter reservas para seus negócios. Também possui um aplicativo móvel, aumentando ainda mais a conveniência da plataforma.

Aplicativos de reserva para e por hotéis

Aplicativo Omni hotel

O aplicativo Omni hotel é oferecido pela Omni Hotels. Permite que os hoteleiros mantenham uma governança eficiente e eficaz usando dados e comunicação em tempo real.

Aplicativo Choice hotel

O aplicativo Choice hotel é oferecido pela Choice Hotels e permite que os viajantes pesquisem e reservem facilmente hotéis Choice a partir de seu dispositivo móvel. Os hóspedes também podem gerenciar suas reservas e resgatar recompensas se forem membros.

Aplicativo Hilton hotel

O aplicativo Hilton hotel, ou Hilton Honors App, é oferecido pela Hilton Hotels. Permite que viajantes e hóspedes reservem estadias, pesquisem destinos e ganhem recompensas.

Aplicativo Sheraton hotel

O aplicativo Sheraton hotel é na verdade o aplicativo Marriott Bonvoy, já que a Marriott possui os Hotéis Sheraton. O aplicativo permite que os hóspedes reservem estadias, oferece uma chave de quarto móvel, desbloqueia chat ao vivo para assistência e solicitações, e permite que peçam comida e bebidas.

Aplicativo Westin hotel

Assim como o Sheraton, o aplicativo Westin hotel é na verdade parte do aplicativo Marriott Bonvoy. Muitas marcas fazem parte do guarda-chuva da Marriott, incluindo Westin. O aplicativo permite que os hóspedes obtenham recompensas e descontos para essas marcas.

Aplicativo Radisson hotel

O aplicativo Radisson hotel é oferecido pela Radisson Hotels. Oferece aos membros benefícios exclusivos, tarifas mais baratas e ofertas adicionais. Os hóspedes podem reservar estadias em toda a Europa, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico.

]]>
Tecnologia hoteleira: O guia completo do seu estabelecimento sobre sistemas e soluções de tecnologia hoteleira https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia-hoteleira-o-guia-completo/ Mon, 06 Jan 2025 23:52:40 +0000 https://www.siteminder.com/?p=183798 O que é tecnologia hoteleira?

A tecnologia hoteleira é uma solução que permite aos hotéis alcançarem os seus objetivos mais importantes, incluindo a automatização de processos diários, otimização da distribuição, impulsionamento de reservas, criação de um fluxo de receita saudável, análise de dados, fornecimento de uma experiência excecional aos hóspedes, entre outros.

Os estabelecimentos mais bem-sucedidos têm pelo menos uma coisa em comum: todos utilizam tecnologia e software hoteleiro sofisticado.

A tecnologia hoteleira é um conceito em constante crescimento e mudança, que só se estabeleceu verdadeiramente na última década ou duas, o que significa que ainda existem milhares de hotéis em todo o mundo que não adotaram uma estratégia tecnológica abrangente. É por isso que existe tanta oportunidade tanto para as empresas hoteleiras como para os desenvolvedores de tecnologia.

Este guia vai apresentar-lhe tudo o que precisa de saber se é um hoteleiro que procura adotar tecnologia pela primeira vez ou atualizar os seus sistemas atuais para um fornecedor de primeira linha.

Índice

Por que é importante a tecnologia hoteleira inteligente?

A tecnologia hoteleira inteligente está a tornar-se cada vez mais prevalente, com enormes avanços na última década ou duas. É uma área em constante crescimento que apresenta um enorme potencial para os operadores que reconhecem a necessidade de implementar níveis cada vez maiores de detalhe na gestão dos vários aspetos do seu negócio de alojamento.

De acordo com a Statista, as cinco principais razões pelas quais os hoteleiros em todo o mundo utilizam tecnologia são:

  • Melhorar a experiência dos hóspedes (24%)
  • Aumentar os lucros (18%)
  • Preparar o negócio para o futuro (16%)
  • Obter uma vantagem competitiva (15%)
  • Aumentar a receita total (11%)

No passado, a prioridade podia ser aumentar a ocupação e periodicamente aumentar as tarifas para fazer crescer a receita, mas a ocupação está rapidamente a deixar de ser a métrica principal para medir o sucesso.

Os fornecedores de alojamento hoje em dia deparam-se com uma multiplicidade de métricas-chave em todos os departamentos do hotel e devem manter a tecnologia em mente ao considerar estratégias para:

  • Distribuição e gestão de inventário
  • Gestão de receitas e preços
  • Reservas diretas
  • Gestão da propriedade
  • Experiência dos hóspedes
  • Inteligência de mercado
  • Insights e desempenho do negócio
  • Conversão do website
  • Vendas e marketing
  • Reputação da marca
  • e mais…

Os hotéis que ainda subscrevem métodos tradicionais e manuais de gestão encontram-se em significativa desvantagem. Os hotéis líderes reconheceram que a tecnologia hoteleira inteligente não é um truque dispendioso, mas algo que pode efetivamente resolver os desafios modernos do setor e não só tornar a gestão do negócio de alojamento mais fácil, como também abrir caminhos claros para o crescimento do negócio.

Essencialmente, a tecnologia hoteleira inteligente desbloqueia o objetivo final para os hotéis: receita.

Fazer crescer a receita vai exigir crescimento em vários departamentos do negócio – frequentemente através de um processo em cascata que não se limita apenas à otimização das tarifas dos quartos.

Por exemplo:

  • Aumentar a receita pode significar melhorar a reputação da marca
  • Melhorar a reputação da marca significa melhorar a experiência dos hóspedes
  • Melhorar a experiência dos hóspedes pode significar melhorias físicas no estabelecimento
  • Ou um processo de reserva simplificado e flexível
  • Ou comunicação personalizada
  • Isto pode significar investir numa plataforma tecnológica com uma funcionalidade de sistema de reservas online
  • O que implica integração com sistemas adicionais ou existentes
  • E isto introduz valiosas oportunidades de parceria
  • Para abrir novos fluxos de receita

O crescimento de um negócio hoteleiro depende da conexão de todas as vertentes desta matriz complexa, e é aí que muitos estabelecimentos encontram dificuldades. Há muito para acertar e uma multiplicidade de dados disponíveis para o fazer.

A tecnologia inteligente aborda eficazmente o desafio de reunir tudo isto.

Perguntas frequentes sobre tecnologia em hotéis

Que tecnologia é utilizada nos hotéis?

Todo o tipo de tecnologia é utilizada nos hotéis, incluindo tecnologia com a qual apenas os funcionários interagem, mas também tecnologia que existe exclusivamente para melhorar a experiência dos hóspedes.

Na sua maioria, os hotéis utilizam tecnologia cloud e Internet das Coisas (IoT), que permitem velocidade, automatização, integração e facilidade de utilização.

Os exemplos podem ir desde sistemas de gestão hoteleira (PMS), que os hoteleiros utilizam para gerir o seu negócio no dia a dia, até dispositivos inteligentes como aquecimento e iluminação controlados remotamente, que os hóspedes utilizam para personalizar o seu conforto.

Qual é o efeito da utilização de tecnologia num hotel?

O efeito da utilização de tecnologia num hotel é que o hotel se torna mais eficiente, oferece uma experiência superior aos hóspedes e obtém mais receita do que um hotel que depende de métodos de gestão manuais e desatualizados.

A utilização de tecnologia num hotel permite que muitas tarefas cruciais sejam realizadas de forma mais rápida, fácil e precisa.

Também proporciona aos hoteleiros a oportunidade de aceder a mais dados nos quais podem basear decisões importantes, o que acaba por melhorar os resultados das estratégias que estão a implementar.

Por que é que a tecnologia hoteleira está a tornar-se mais importante?

A tecnologia hoteleira está a tornar-se mais importante porque as viagens estão a crescer, o setor está a tornar-se mais competitivo e as expectativas dos hóspedes estão a mudar.

À medida que o setor se expande, os hotéis precisam de procurar formas de aproveitar e capitalizar a oportunidade. Ao mesmo tempo, os consumidores estão cada vez mais habituados a depender da tecnologia para acelerar as suas vidas e tornar as coisas mais convenientes.

Para se manterem à tona no mercado moderno, a tecnologia hoteleira está a tornar-se cada vez mais necessária para os hotéis, que procuram ganhar vantagem sobre a concorrência e corresponder às preferências dos seus hóspedes-alvo.

O que podemos esperar da tecnologia hoteleira do futuro?

Para proprietários e gestores de hotéis, a tecnologia hoteleira do futuro continuará a girar em torno de como maximizar a receita com base em conjuntos sofisticados de dados e análise. Isto também incluirá um maior foco e capacidades aprimoradas no que diz respeito a serviços personalizados e processos automatizados.

A inteligência artificial certamente terá um papel a desempenhar, tanto nos bastidores como na interação com os hóspedes, uma vez que a sua capacidade de processar grandes quantidades de dados rapidamente e fornecer resultados valiosos está prevista para ultrapassar a capacidade humana.

Para os hóspedes, a tecnologia hoteleira será sobre como as suas expectativas podem ser atendidas e superadas. O que a tecnologia pode fazer para os encantar e surpreender, ou tornar a sua estadia ultra conveniente e, portanto, luxuosa sem precisar de gastar o orçamento num resort cinco estrelas.

Compreendendo as soluções de tecnologia hoteleira atuais

Automatização e integração são as palavras-chave para qualquer fornecedor de tecnologia, mas isso acontece porque são verdadeiramente a chave para alcançar os objetivos do negócio hoteleiro.

Para hotéis que procuram implementar experiências hoteleiras superiores, existe toda uma gama de soluções tecnológicas que podem ser utilizadas para impactar tanto os processos de back-end como as operações front-end.

Algumas das tecnologias hoteleiras mais frequentes incluem:

Tecnologia de distribuição online

A tecnologia de distribuição online ajuda-o a comercializar e vender o seu inventário de forma eficaz e eficiente para uma ampla rede de potenciais hóspedes. Os exemplos incluem gestores de canais (channel managers), que utilizam automatização para ajudar a listar os seus quartos em mais canais de reserva e otimizar a gestão de inventário.

Tecnologia de reservas diretas

A tecnologia de reservas diretas permite-lhe evitar as comissões de terceiros, como a Booking.com, e lidar diretamente com o cliente. Os exemplos incluem sistemas de reservas online (booking engines), que se integram com o seu website e permitem que os hóspedes reservem e paguem diretamente ao seu estabelecimento.

Tecnologia de gestão de receitas

A tecnologia de gestão de receitas ajuda-o a definir estratégias de preços, rever e prever o desempenho, tomar decisões táticas para maximizar a receita e muito mais. Os exemplos incluem sistemas de gestão de receitas (revenue management systems), que podem automatizar a recolha e análise de dados, bem como fazer sugestões estratégicas.

Tecnologia de gestão hoteleira

A tecnologia de gestão hoteleira mantém-no no controlo da gestão diária do seu negócio. Exemplos como os sistemas de gestão hoteleira (PMS) permitem-lhe usar uma única interface para gerir reservas, calendário de reservas, perfis de hóspedes, housekeeping, manutenção e muito mais.

Tecnologia de business intelligence

A tecnologia de business intelligence mantém-no atualizado sobre as condições do mercado e a sua concorrência local. Exemplos como o SiteMinder Insights permitem-lhe acompanhar os concorrentes, visualizar e analisar o desempenho e manter a paridade de tarifas.

Tecnologia de website e SEO

A tecnologia de website e SEO ajuda-o a otimizar o número de visitantes e potenciais hóspedes que pode atrair para a sua marca. Exemplos como um construtor de websites hoteleiros podem dar-lhe um website otimizado para SEO e dispositivos móveis rapidamente, permitindo-lhe competir no Google e criar conteúdo valioso para os viajantes.

Tecnologia voltada para o hóspede

A tecnologia voltada para o hóspede, ou tecnologia in-room, afeta diretamente a experiência de um hóspede no hotel. Existe uma enorme quantidade de produtos com os quais os hotéis podem trabalhar, dependendo do seu orçamento e tipo de estabelecimento. Muitos destes, como Wi-Fi gratuito ou streaming e entretenimento, podem ser considerados necessidades na mente do consumidor atual.

Tecnologia de marketing

A tecnologia de marketing é útil para aumentar a notoriedade da marca, atrair viajantes para reservar consigo e criar uma relação forte com os seus clientes. Os exemplos podem incluir ferramentas de engagement com hóspedes, que facilitam a comunicação com os hóspedes e personalizam as ofertas que lhes envia ou a sua experiência durante a estadia.

Tecnologia hoteleira: Operando na cloud

A tecnologia cloud é agora a força dominante na distribuição online. Não só ajuda os hotéis a gerar mais reservas, como pode melhorar quase todos os aspectos da gestão de um negócio hoteleiro bem-sucedido.

A tecnologia cloud pode ser uma ferramenta especialmente útil e económica para hoteleiros independentes que não têm grandes orçamentos.

Aqui estão seis benefícios de usar tecnologia cloud, como os exemplos que listámos acima, no seu hotel:

A tecnologia cloud é económica

Os custos iniciais são sempre baixos com a tecnologia cloud porque você só paga pelo que necessita em termos de armazenamento e poder de computação. Os custos de hardware, energia e operacionais também são reduzidos porque o financiamento dessa infraestrutura fica a cargo do fornecedor. Também não haverá custos de manutenção envolvidos porque nenhum dano será causado se o seu hardware avariar. Basta fazer login com outro dispositivo e continuar a trabalhar.

A tecnologia cloud economiza tempo e aumenta a produtividade

O processamento é muito mais rápido com a tecnologia cloud e a natureza automatizada dos processos baseados na cloud ajuda o seu hotel a fazer mais, num período mais curto de tempo. Pode automatizar reservas, e-mails, atualizações de inventário, pagamentos e até housekeeping. A flexibilidade da cloud também significa que pode operar o seu sistema de gestão hoteleira a partir de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão à internet e um dispositivo.

A tecnologia cloud é segura

Os dados são sempre armazenados de forma segura e remota em vez de num local físico, o que significa que há muito menos risco de seus dados e registos serem comprometidos ou perdidos. Também é compatível com qualquer dispositivo, já que quaisquer atualizações ou aplicações podem ser feitas dentro do software. Procure um fornecedor de tecnologia que seja compatível com PCI DSS.

A tecnologia cloud é um processador poderoso

O processamento e computação real com tecnologia cloud é mais rápido porque utiliza capacidades conectadas que não eram possíveis anteriormente num único computador. Isso torna muito mais fácil rastrear, coletar e analisar métricas como dados de reservas.

A tecnologia cloud melhora a colaboração da equipa

Com sistemas hoteleiros baseados na cloud, você pode implementar estratégias para tornar sua equipa mais responsiva, libertando-os das limitações da receção para dar um serviço mais rápido e personalizado aos seus hóspedes. Isso reduz o tempo de inatividade e mantém seus hóspedes satisfeitos e dispostos a retornar no futuro.

A tecnologia cloud ajuda-o a desenvolver e executar sua estratégia de negócio

Como pode usar esta tecnologia para coletar e analisar uma grande quantidade de dados dos hóspedes, pode facilmente desenvolver programas de fidelização relevantes e planos de preços que maximizarão tanto a sua aquisição quanto a retenção de hóspedes. Quanto mais souber sobre seus hóspedes, mais precisamente poderá comercializar o seu hotel.

O que são serviços de tecnologia hoteleira aberta e por que são importantes?

Os serviços de tecnologia hoteleira aberta referem-se a um sistema que está ‘aberto’ para ser acedido e interagir com integrações de terceiros. A natureza aberta é estabelecida pela publicação de Application Programming Interfaces (APIs), que permitem o acesso externo.

Os desenvolvedores de plataformas abertas também podem adicionar recursos ao sistema de forma contínua, aprimorando constantemente sua funcionalidade, expandindo o ecossistema (pense em aplicações hoteleiras de terceiros) e melhorando a experiência do utilizador.

Isto contrasta com um sistema ‘fechado’, que geralmente é caracterizado pelo fornecedor limitando o acesso e a conexão a uma gama fixa de serviços e tecnologias. Há uma clara falta de liberdade e flexibilidade para hoteleiros que utilizam sistemas fechados, e não muito espaço para crescimento.

É vital estar conectado a um ecossistema aberto e em evolução para se adaptar às mudanças e enfrentar os desafios com as soluções certas. Claro, ‘aberto’ aqui refere-se ao acesso e conectividade. Não é qualquer pessoa que pode aparecer e apropriar-se de dados valiosos. Os dados estarão disponíveis em formato aberto, mas apenas para utilizadores autorizados.

Benefícios de uma plataforma de tecnologia aberta para o seu hotel

Como sabemos, os hoteleiros hoje são inundados com desafios que incluem escassez de pessoal, receita imprevisível, gestão de múltiplos fornecedores de serviços, otimização de distribuição e vendas, garantia de satisfação dos hóspedes, gestão de manutenção e administração, e tentativa de gerir um negócio lucrativo em geral.

A tecnologia aberta é como os hoteleiros podem garantir que tomam o caminho certo e se adaptam às necessidades dos hóspedes de hoje e às operações comerciais, em vez de serem rapidamente ultrapassados pela concorrência. Uma plataforma aberta desvenda portas para o seu hotel explorar que você nem sabia que existiam, permitindo que você integre perfeitamente soluções adicionais de terceiros ao seu conjunto de tecnologias existente.

Isto aumenta significativamente sua capacidade de implementar estratégias e serviços que aumentam a receita e a eficiência no seu estabelecimento.

Também remove a barreira dos custos associados que tradicionalmente vinham com o desejo de personalizar ou adicionar à sua tecnologia. A tecnologia aberta reduz o risco e o custo ao permitir que você aceda a recursos ‘plug and play’ que podem ser utilizados de uma forma que atenda às suas necessidades.

Plataformas abertas também beneficiarão seu hotel ao permitir que você:

  • Desenvolva funções e serviços únicos no seu hotel para melhorar as operações tanto de back-end quanto de front-end
  • Centralize fontes de dados para ajudar na análise e tomada de decisões informadas
  • Obtenha flexibilidade operacional e liberdade através de maior conectividade
  • Colabore e aprenda com outros especialistas e profissionais do setor
  • Adote soluções tecnológicas muito mais rapidamente e com menor custo
  • Resolva falhas de comunicação, tanto em suas operações internas quanto entre você e seus hóspedes com integrações perfeitas
  • Obtenha visibilidade holística vital do seu negócio, para que possa identificar problemas, lacunas e oportunidades de crescimento
  • Faça upselling aos hóspedes e aumente sua receita por hóspede
  • Dê ao seu estabelecimento acesso a soluções significativas sem despesas proibitivas ou obstáculos a superar

Quer você esteja procurando simplificar seu dia a dia, vender mais quartos, aumentar a receita, melhorar a experiência dos hóspedes, ou idealmente todos estes – uma plataforma aberta é como você pode alcançar seus objetivos sem stress e a baixo custo.

O uso da tecnologia da informação no setor hoteleiro

Quando você pondera tudo, a TI pode ser tão importante para seu hotel quanto as camas, o minibar e o serviço de quarto etc. Apenas quando seu estabelecimento está operacionalmente tranquilo é que você pode realmente se concentrar em otimizar a experiência dos hóspedes.

Aqui estão alguns exemplos de como a TI continua a melhorar o setor da hotelaria e turismo:

Vendendo sua marca

Geralmente, a primeira experiência de um viajante com seu hotel é uma visita ao seu website. Eles visualizarão galerias e avaliações, junto com tarifas e qualquer outro conteúdo que você tenha exibido de forma proeminente. É vital para um negócio utilizar efetivamente publicidade online, redes sociais, blogs e promoções para ajudar a convencer e dar conveniência aos seus clientes.

Sistemas internos

Os sistemas computadorizados permitem uma comunicação muito mais rápida e fácil em maior escala. Permitem que as cadeias hoteleiras gerenciem seus estabelecimentos em múltiplos locais com muito mais facilidade. Também ajudam a manter a equipa na mesma página e tornam mais fácil aceder a informações, com pedidos de hóspedes, informações de housekeeping e reservas mantidos em um só lugar. Se as coisas nos bastidores estão funcionando, você tem mais tempo para aperfeiçoar a linha de frente – as partes que os hóspedes veem.

Funcionalidade móvel

Muitos viajantes pesquisam e fazem arranjos de viagem em movimento a partir de seus dispositivos móveis agora. Isso pode ser um smartphone ou um tablet. PCs domésticos maiores são muito menos comuns. É importante que os hotéis possam atender a essa necessidade em seu website. Os sistemas de TI também permitem que os próprios hoteleiros gerenciem seu estabelecimento a partir de dispositivos móveis.

O maior impacto da tecnologia da informação pode ser visto na forma de velocidade e precisão. Acelerar as tarefas de gestão da propriedade e o serviço de ponto de venda ajuda a reduzir custos de mão de obra e garantir uma experiência do cliente mais tranquila.

Qual é o papel da TI na indústria hoteleira?

A TI desempenha um papel importante no desenvolvimento e manutenção da competitividade dentro do setor. Uma vez que muito do sucesso depende da capacidade de um negócio aceder e analisar os dados mais recentes – e agir sobre eles – os sistemas de TI são grandes protagonistas.

A TI ajuda a atender às demandas por informações oportunas e precisas tanto por clientes quanto por gestores de hotéis. É um grande facilitador, evidenciado pela tendência do setor de sistemas de TI que trabalham cooperativamente para ajudar os gestores a entregar serviço de qualidade aos seus clientes e para melhorar a eficiência operacional e controlar custos.

Se os hotéis não dominarem os sistemas de TI certos, eles terão dificuldade em gerir e utilizar os dados à sua disposição. Como o investimento em TI é basicamente agora um componente indispensável da estratégia de negócios de turismo e hotelaria.

Áreas onde a TI afetou o domínio dos hotéis:

  • Sistemas de Reservas
  • Comunicação Móvel
  • Tecnologia In-Room
  • Organização
  • Coordenação
  • Sistemas de reservas

Estas estatísticas podem ajudá-lo a entender o quão importante a TI é no setor:

  • Dois terços dos hóspedes querem fazer check-in em seu smartphone Os hóspedes querem que o check-in seja o mais indolor possível. Se eles acabaram de viajar de algum lugar, especialmente se vieram do exterior, a última coisa que querem é esperar muito tempo para entrar em seu quarto. Também significa que você não precisa lidar com um lobby lotado.
  • Mais da metade dos hotéis está planeando aumentar os gastos com TI Isso significa que muitos dos seus concorrentes estão fazendo investimentos prudentes. Você não pode se dar ao luxo de ficar para trás diante de algo que os hóspedes claramente esperam de você.
  • Três quartos dos hóspedes querem ofertas personalizadas ou programas de fidelidade Os sistemas de TI podem realmente ajudá-lo a construir perfis de hóspedes, acompanhar preferências e fazer ofertas personalizadas. Observe pedidos especiais, pedidos de serviço de quarto e outros dados para que, quando eles fizerem check-in novamente mais tarde, você possa surpreender seu hóspede recorrente com um gesto atencioso.
  • Mais da metade de todos os hotéis está operando na cloud Isso está crescendo o tempo todo. É um abandono em massa de métodos antigos como livros e planilhas. O uso de sistemas como gestores de canais agora está começando a ser referido como procedimento operacional padrão – significando que aqueles que não estão se encontram desalinhados com o setor.
  • Metade dos viajantes corporativos considera o Wi-Fi gratuito em sua decisão de reserva Claramente o Wi-Fi é imprescindível para viajantes corporativos e se não for complementar, não há desculpa aos seus olhos. Uma pequena questão como esta pode causar grandes quantidades de atrito para os hóspedes se você não estiver atendendo a eles. É um problema facilmente resolvido que poderia estar impactando suas avaliações online e reputação.

Quando e como seu hotel deve adotar nova tecnologia?

É vital saber qual tecnologia vale a pena investir e qual será apenas um truque queimando um buraco no orçamento do seu hotel.

A tecnologia atrairá mais hóspedes e aumentará as reservas? Ou o preço mais alto dos quartos superará a atração de gadgets de ponta?

Alguns hotéis investiram tudo para dar aos hóspedes a máxima conveniência, não deixando pedra sobre pedra na esperança de que uma experiência ‘cinco estrelas’ persuadirá os viajantes a reservar. Outros foram mais circunspectos, preferindo confiar em sistemas de tecnologia comprovados que são mais mensuráveis. Afinal, qual é a utilidade de um robô em seu hotel se você não tem uma estratégia de distribuição sólida para garantir que os viajantes realmente estejam encontrando seu hotel?

Vamos dar uma olhada em algumas das implementações de tecnologia mais impressionantes em hotéis hoje e discutir o valor de cada uma, antes de olhar para alguns impulsionadores de receita garantidos.

As soluções tecnológicas hoteleiras mais inovadoras do mundo

Entrada sem chave

Esta tecnologia permite que os funcionários do hotel utilizem NFC, RFID ou Bluetooth para emparelhar os telefones dos hóspedes com as fechaduras eletrónicas dos quartos, eliminando a necessidade de uma chave física.

Embora conveniente, é dispendiosa e atualmente não está padronizada em todo o setor. Existem também algumas potenciais desvantagens. E se um hóspede tiver esquecido o carregador do telefone e não conseguir voltar ao quarto porque a bateria do telefone está descarregada? E se estiver a viajar com várias pessoas? A chave é enviada para todos os telefones?

Em última análise, não parece que esta tecnologia seja um incentivo extra significativo para os hóspedes reservarem no hotel, pelo menos por enquanto, considerando que teria um custo mais elevado para os hoteleiros.

Robôs

Existem muitos exemplos de robôs em hotéis que podem receber e fazer o check-in dos hóspedes, transportar bagagem, fornecer informações e desempenhar funções de concierge.

A vantagem dos robôs é que são uma grande novidade no momento e podem ser uma força motriz para as reservas. Além disso, não exigem salários, o que significa que o hotel pode eventualmente gastar ainda mais dinheiro para melhorar a experiência dos hóspedes. A desvantagem é que, se algo correr mal, pode demorar muito tempo e dinheiro para consertar, além de ser inconveniente para um hóspede que tem que esperar que uma pessoa real venha ajudá-lo. Existe também o risco de alienar alguns hóspedes com a adoção em larga escala da tecnologia robótica, pois há muitos viajantes que ainda apreciam o toque humano.

A eficiência e a gama de utilizações dos robôs só aumentará com o passar do tempo. Com a ascensão da inteligência artificial, os hotéis devem considerar seriamente investir nesta tecnologia. No entanto, os próximos anos devem ser abordados com cautela.

Geolocalização

Alguns hotéis estão a utilizar aplicações de geolocalização para rastrear os hóspedes em todas as partes do hotel. Por exemplo, se um hóspede estiver perto do ginásio, pode receber uma mensagem de texto oferecendo um serviço especial ou desconto. Da mesma forma, se estiver relaxando perto do bar da piscina, etc.

Embora possa parecer uma estratégia inteligente e inovadora, é bem possível que os hóspedes considerem isto invasivo e irritante. Além disso, construir e executar estas aplicações é caro e não acrescenta muito ao seu negócio. Certamente não será um grande incentivo para reservas.

Tecnologia nos quartos

Aqui estão cinco exemplos de tecnologia nos quartos que os hóspedes vão adorar:

Wi-Fi de alta velocidade para os hóspedes do hotel

Para muitos, isto pode parecer óbvio, mas a realidade é que alguns estabelecimentos ainda não estão a fornecer aos hóspedes o serviço que eles desejam. Os hóspedes passam muito tempo no quarto pesquisando opções para jantar, espetáculos, atrações, reservas, etc. Se estiverem a ter uma internet lenta, ficarão rapidamente frustrados e o seu hotel terá de lidar com muitas reclamações. Os hóspedes esperam velocidades equivalentes às que utilizam em casa.

Também é importante garantir que o Wi-Fi seja gratuito. Cobrar uma taxa pela internet é frequentemente um grande fator na escolha de um hotel em detrimento de outro.

Centros tecnológicos para melhorar a experiência no quarto

Logo a seguir à internet rápida está a necessidade de garantir que todos os dispositivos estejam alimentados e utilizáveis em todos os momentos. Os hóspedes querem estações de energia adequadas para carregar vários dispositivos, querem espaço para usar o computador se necessário, e querem bases para o telefone ou leitor de música para fornecer o seu próprio entretenimento.

Coisas como estações de carregamento, pequenas secretárias e bases são fáceis de implementar e os hóspedes ficarão muito agradecidos por elas.

Netflix e YouTube para entretenimento dos hóspedes

A capacidade de transmitir conteúdo de dispositivos como telemóveis, computadores portáteis e tablets para um ecrã maior no quarto do hotel é essencial. Isto pode incluir Netflix ou outros serviços de streaming, YouTube, Spotify ou até mesmo um navegador web.

Os hóspedes podem querer usar este recurso simplesmente para entretenimento ou também podem querer trabalhar através da televisão, por isso certifique-se de que pode disponibilizar isto.

Tecnologias inteligentes para conforto e luxo dos hóspedes

Aqui é onde pode permitir-se ser um pouco mais complexo. A tecnologia inteligente adequada pode oferecer aos hóspedes muita conveniência e uma sensação de luxo.

Os termóstatos inteligentes permitem que os hóspedes usem uma aplicação para ajustar a temperatura no quarto. Podem fazer o mesmo com a iluminação inteligente, diminuindo ou aumentando a luminosidade do quarto a partir do telefone. Isto pode até estender-se a mudar a posição da cama ou abrir e fechar persianas.

As chaves de porta móveis são também uma tecnologia que está a ser aperfeiçoada neste momento e, quando otimizada, proporcionará aos hóspedes uma estadia muito mais simplificada para combinar com o check-in móvel.

Serviços de mensagens de texto para concierge e serviços do hotel

Dar aos hóspedes a opção de usar mensagens de texto ou aplicações de mensagens para comunicar com o hotel satisfará a sua necessidade de se sentirem mimados. Atualmente, mais de três mil milhões de pessoas usam aplicações de mensagens para comunicar.

Com um toque de dedo, podem solicitar informações e fazer arranjos com um concierge, pedir serviço de quarto, reservar comodidades, fornecer feedback ou informar a equipa sobre um problema. Em nenhum momento precisam de sair do quarto ou esperar em linha durante uma chamada.

Muitos hotéis estão a equipar os quartos com tablets ou iPads para permitir que os hóspedes ajustem a temperatura do quarto, peçam serviço de quarto, solicitem limpeza, ajustem a iluminação, controlem a TV e muito mais.

Isto provavelmente será o maior influenciador nas reservas quando se trata de tecnologia operada pelos hóspedes num hotel. Tudo isto é relativamente acessível e proporciona um nível de controlo e conveniência que os hóspedes realmente gostam de experimentar na sua viagem.

Tecnologia para funcionários

Melhorar a eficiência da equipa pode ter um efeito cascata em todo o negócio. Economizar horas de trabalho e melhorar a experiência dos hóspedes economizará tempo, dinheiro e potencialmente aumentará as reservas de retorno. Conectar a equipa a dispositivos portáteis como iPads permitirá que a equipa seja mais responsiva às necessidades dos hóspedes e do hotel em geral.

Novamente, isto é relativamente barato, mas pode ter um efeito positivo duradouro na rentabilidade do seu hotel, por isso é algo que todos os hotéis devem implementar.

Tecnologias supérfluas

Algumas tecnologias são talvez demasiado inteligentes para o seu próprio bem, ao ponto de se tornarem supérfluas. Aqui estão alguns exemplos de tecnologia que podem não valer a pena:

Serviços de transporte de luxo

Alguns hóspedes podem pagar mais para serem levados ao aeroporto num Tesla, mas muitos não o farão, e o preço e manutenção de veículos de transporte caros não ajudarão o seu hotel.

Televisões na casa de banho

A logística disto é difícil para começar, mas esconder um ecrã plano atrás do espelho parece nem prático nem conveniente.

Botões inteligentes

Por exemplo, um botão para tornar o vidro do chuveiro de transparente a fosco e vice-versa parece simplesmente inútil e, se estiver a aumentar o preço do quarto, será que um hóspede realmente quer pagar por isso?

Sensores de calor

Estes podem ser usados para alertar um funcionário se um quarto está vazio ou não, para que possam realizar tarefas de limpeza. Um aviso de não perturbar e uma simples batida na porta provavelmente ainda são ideais funcionais, especialmente se estiver a ter em conta um orçamento.

Os hotéis precisam de pensar cuidadosamente sobre os problemas que precisam de resolver e o que esperam alcançar com a tecnologia em que investem.

Os seus objetivos específicos ditarão sua decisão final, mas em geral, aqui estão alguns dos objetivos mais importantes que deve considerar…

A tecnologia dará ao meu hotel alcance global?

Os hóspedes não poderão reservar consigo se não o conseguirem encontrar, então a primeira preocupação que deve levantar com o seu fornecedor de tecnologia é se eles podem torná-lo mais visível em escala global.

Geralmente, os dois principais métodos para aumentar a sua visibilidade são conectar-se a agências de viagens online (OTA) e sistemas de distribuição global (GDS).

Pode reduzir o custo de aquisição de hóspedes?

Qualquer tecnologia em que investir deve fazer uma coisa com certeza: poupar tempo. Deve economizar em horas de trabalho eliminando a entrada manual de dados e não mais duplicando tarefas.

É vital que o seu parceiro de tecnologia possa oferecer-lhe integração perfeita com sistemas de tecnologia hoteleira líderes mundiais, como sistemas centrais de reservas (CRS), sistemas de gestão hoteleira (PMS) e sistemas de gestão de receitas (RMS).

A tecnologia gerará mais receita no meu hotel?

Como mencionado acima, as OTA darão a oportunidade de aumentar a sua ocupação e, portanto, a sua receita – mas apenas se tiver um gestor de canais que ofereça inventário agrupado, em vez de inventário alocado.

O inventário agrupado permite dar a todos os canais, incluindo o seu próprio website, acesso a todos os seus quartos de uma só vez e, se uma reserva for feita, o inventário total disponível diminuirá automaticamente em todos os canais.

O inventário alocado significa que um número específico de quartos é alocado a cada canal e, uma vez reservados, não é possível retirar mais do inventário total e a disponibilidade não será atualizada em outros canais, criando o risco de reservas duplicadas.

Proporcionará margens de lucro mais altas?

Uma maneira de aumentar o lucro do seu hotel é direcionar o máximo possível de reservas diretamente através do website do hotel, para evitar taxas de comissão de OTA ou outros canais de reserva de terceiros.

O seu website precisa ser otimizado para motores de busca, ter um design atraente, funcionar com um tempo de carregamento rápido, estar configurado para dispositivos móveis e redes sociais e, mais importante, possuir um sistema de reservas que possa completar reservas em duas etapas.

O seu sistema de reservas também deve ser personalizável para se adequar à marca do seu hotel e estar integrado com outros sistemas, como o seu PMS. As reservas diretas não só aumentarão o seu lucro, mas também podem incentivar o retorno dos negócios porque os viajantes se familiarizam com a sua marca quando visitam o seu website. O requisito mais importante que o seu fornecedor de tecnologia deve abordar é que uma reserva precisa ser feita em não mais do que alguns cliques do mouse do hóspede.

Qual é a melhor tecnologia hoteleira?

A melhor tecnologia hoteleira é difícil de definir, dado que os hoteleiros terão diferentes necessidades e preferências com base em seu negócio específico. No entanto, existem vários sistemas e ferramentas cruciais que todos os hotéis devem considerar usar. A escolha entre fornecedores depende de pesquisa.

Uma coisa que podemos dizer é que a tecnologia hoteleira integrada – tecnologia que tem todos os recursos necessários em um só lugar – é o caminho a seguir.

Esta é uma maneira mais simples e mais sofisticada de gerir um negócio hoteleiro, graças a uma maior quantidade de controle e insights disponíveis para você.

Alguns dos recursos de uma plataforma que oferece isso podem incluir:

Tecnologia de gestão de canais

Um dos principais problemas que os hotéis enfrentam sem a ajuda de tecnologia de distribuição, como um gestor de canais, são as reservas duplicadas.

Se um hotel tem uma taxa de ocupação realmente saudável e está recebendo muitas informações de reservas, pode ser impossível inseri-las manualmente com rapidez suficiente antes que outro cliente também tenha feito uma reserva no mesmo quarto.

O uso de um gestor de canais que se integra com o sistema de gestão hoteleira automaticamente registará as reservas e atualizará o inventário de acordo, o que significa que não há necessidade de a equipa do hotel se estressar ou gastar tempo desnecessário com processamento manual.

As ferramentas de gestão de canais também permitem que um gestor de hotel tenha acesso rápido e fácil a uma visão geral de todas as reservas numa única plataforma. Isto significa que um hotel pode aumentar sua visibilidade, podendo facilmente gerir um número maior de canais de distribuição online, como agências de viagens online como a Expedia. Em vez dos cinco que tinha antes, agora poderia ter idealmente 15-20 canais ativos para aceitar reservas.

Um bom gestor de canais usa inventário agrupado e permite automatizar a gestão das agências de viagens online (OTA) às quais se conecta. Disponibilidade, tarifas e inventário podem ser atualizados em tempo real para que possa praticamente eliminar o risco de reservas duplicadas, economizando tempo em processamento e registro manual.

Tecnologia de sistema de reservas

Quando os hotéis distribuem seus quartos através de agências de viagens online, as reservas que aceitam vêm com o custo de uma comissão para o canal de reserva.

Isto é apenas justo, mas a taxa pode chegar a 15% e pressionar o lucro geral que o hotel obtém de cada quarto. Faz sentido que os hotéis queiram atrair o máximo possível de reservas diretamente através do seu website. Para isso, precisam de um sistema de reservas confiável, otimizado e integrado que fará parte da sua rede de canais.

Um sistema de reservas online que fornece uma experiência de reserva rápida e fácil em duas etapas para o hóspede contribuirá muito para aumentar as conversões do website do hotel e do Google Hotel Ads para qualquer uma das propriedades de uma marca hoteleira, e novamente economiza muitas horas de trabalho.

Também permite que um hotel tenha mais controle sobre suas tarifas. Com um sistema de reservas moderno, os hotéis podem definir promoções, criar pacotes, criar tarifas de última hora e usar mensagens de urgência para atrair mais clientes.

O melhor sistema de reservas fornecerá uma experiência online perfeita e não demorará mais do que alguns segundos ou alguns cliques para processar a reserva de um hóspede de qualquer lugar do mundo.

O seu sistema de reservas deve integrar-se com o seu website e marca, bem como com outros sistemas como um gestor de canais, um sistema de gestão hoteleira (PMS), sistema central de reservas (CRS) e gateways de pagamento para manter a facilidade de operação que você e seus hóspedes desejam.

Um bom sistema de reservas não só permitirá reservas sem comissão, mas também permitirá nutrir seu cliente durante todo o ciclo da viagem; antes, durante e pós-estadia. Pode configurar notificações por email, oferecer extras e promoções, e integrar-se com redes sociais e plataformas móveis.

Tecnologia de website hoteleiro

Todo hotel precisa de um website bonito e funcional que seja otimizado para dispositivos móveis e SEO. Isto garante que os hóspedes encontrem seu website e permaneçam nele para fazer uma reserva em vez de procurar em outro lugar. Se o seu website não for bem projetado, não carregar rapidamente e não responder a todos os dispositivos, as pessoas logo procurarão em outro lugar. No entanto, contratar um designer ou tentar construir um website você mesmo será demorado e caro, não apenas na primeira vez, mas sempre que precisar de atualizações.

É por isso que você precisa de tecnologia como um construtor e editor de website intuitivo que o terá funcionando em menos de uma hora e pode ser atualizado instantaneamente – com a frequência que desejar.

Os benefícios de usar um software de construção de website são amplos e incluem: temas e modelos personalizados, índices SEO são cuidados, integração móvel é otimizada, parceria perfeita com seu sistema de reservas, pode atuar como um sistema de gestão de conteúdo (CMS) para seus blogs e fotos, e é multilingue.

Tecnologia de inteligência empresarial

A inteligência de preços em tempo real permitirá que você observe e analise seus concorrentes e tome decisões inteligentes sobre suas próprias tarifas, para otimizar sua gestão de receitas. A gestão de receitas hoteleiras pode ser uma tarefa complexa, especialmente num mercado que está se tornando mais complicado a cada minuto devido ao crescimento contínuo tanto em hotéis quanto em canais. O acesso em tempo real a métricas de gestão de receitas é uma adição inestimável à sua estratégia de preços.

Com a ferramenta certa, você poderá acompanhar seus concorrentes, mas mais importante, acessar uma variedade de regras e notificações para nunca perder uma mudança no mercado. Você também pode extrair relatórios e prever a procura para tomar as melhores decisões possíveis para sua estratégia de preços.

Com uma ferramenta versátil e inteligente, você terá visibilidade de tarifas e a capacidade de atingir suas metas de receita enquanto usa software de gestão de receitas acessível.

Tecnologia de distribuição global

Conectar-se a um sistema de distribuição global (GDS) colocará seu hotel em uma gama mais diversa e ampla de ‘mapas’ de reservas, para dar ao seu hotel a melhor chance de ser encontrado pelo maior número possível de pessoas. Um GDS dá acesso a um mercado virtual para mostrar seus produtos a centenas de milhares de agentes de viagens em todo o mundo.

Oferece a oportunidade de oferecer pacotes combinados com companhias aéreas e aluguer de carros para incentivar ainda mais os agentes a anunciá-lo e os viajantes a reservar com você.

Um GDS também pode ser atualizado em tempo real e atua como um intermediário confiável, economizando tempo e aborrecimentos.

Com um GDS, você precisa ter certeza de que está obtendo valor pelo dinheiro. Você está obtendo acesso a uma rede grande o suficiente? Ele se integra com outros sistemas hoteleiros comuns? Existem comissões e quais são os acordos contratuais?

Automação de marketing

As plataformas de automação de marketing automatizam o processo de lead-to-sale. Para operadores hoteleiros, isto significa comunicação 1:1 com potenciais hóspedes para educar, envolver e reservar. Quando integrado com seu sistema CRM, vendas e marketing estão na mesma página. Ao permitir que você construa suas campanhas, EDMs e páginas de destino em um só lugar com conteúdo relevante e personalizado em uma variedade de canais online – o software de automação de marketing fornece o elo perdido em sua estratégia de marketing por email.

Alguns dos principais benefícios de usar uma plataforma de automação de marketing incluem:

  • A capacidade de criar e experimentar com diferentes emails e páginas de destino para melhorar CTAs e geração de leads.
  • A capacidade de nutrir seus leads (hóspedes) executando campanhas automatizadas de nutrição de leads com comunicações multi-touch para melhorar as oportunidades de conversão.
  • Um modelo de pontuação de leads que permitirá combinar as ofertas do seu hotel com os critérios únicos de seus hóspedes e prospects – o que, por sua vez, dará maior insights sobre o comportamento de seus hóspedes para criar comunicações e promoções mais direcionadas.
  • Relatórios detalhados mostrando o desempenho de emails, taxas de conversão e retorno sobre investimento (ROI) discriminados por campanha.

As métricas de rastreamento e relatórios da sua plataforma de automação de marketing são um recurso inestimável para ajudar você a ajustar o desempenho de seus emails e campanhas de nutrição, aumentar as taxas de conversão e reservas, além de melhorar seus processos de negócios em geral.

Além disso, você deve prestar muita atenção a:

  • Plataformas de redes sociais
  • Ferramentas de email
  • Aplicações direcionadas a ofertas promocionais
  • Sistemas para melhorar a comunicação com o cliente

ROI em tecnologia: Como maximizar o retorno sobre o investimento do seu hotel

Quando tudo está dito e feito, qualquer tecnologia que você use no seu hotel deve estar ajudando a aumentar a receita e o lucro, seja através de eficiência e economia de custos ou gerando mais renda. Vamos analisar a relação entre tecnologia e retorno sobre investimento no seu hotel.

O que significa ROI em tecnologia?

O ROI no contexto da tecnologia refere-se a quanto dinheiro você recupera da tecnologia que compra ou assina. Quando você inicia uma parceria com um fornecedor de tecnologia para soluções como sistema de gestão hoteleira, sistema de reservas, gestor de canais e mais, você pagará uma taxa para usar o serviço. Acompanhar o ROI significará analisar quanta receita esses sistemas tecnológicos estão gerando para seu negócio, em comparação com quanto dinheiro você investe neles.

É desnecessário dizer que você deve buscar um ROI positivo de seus investimentos em tecnologia se quiser desfrutar de sucesso a longo prazo.

Por que é crucial medir o ROI do investimento em tecnologia?

Medir o ROI dos seus investimentos em tecnologia é essencial para tomar decisões de negócios informadas que beneficiem você de uma perspectiva de longo prazo.

Ajudará seu hotel a entender se seu conjunto de tecnologias está realmente ajudando você a atrair mais hóspedes, aumentar o lucro, melhorar a experiência dos hóspedes, melhorar o fluxo de caixa ou aumentar a eficiência.

Quando você sabe o que sua tecnologia está entregando ao seu negócio, pode decidir como alocar recursos e se precisa fazer mudanças em sua estratégia – como mudar para um fornecedor diferente.

Como calcular o ROI da tecnologia no seu hotel

Para calcular o ROI da tecnologia no seu hotel, você precisará considerar tanto os custos quanto a renda gerada.

Os custos podem incluir uma taxa de inscrição, taxa mensal e taxas de transação. A renda gerada incluirá receita de reservas, extras, vendas incrementais e otimização de preços, bem como benefícios menos tangíveis, como melhorar a experiência e fidelidade dos hóspedes, reduzir a fricção com o cliente, identificar tendências e oportunidades de mercado e criar eficiência operacional (e reduzir custos).

Uma vez que você tenha uma ideia clara sobre isso, pode calcular seu ROI de tecnologia usando a seguinte fórmula:

ROI = (Lucro Líquido / Custo do Investimento) x 100

Por exemplo, se você investir R$ 10.000/ano em uma plataforma hoteleira como SiteMinder que hipoteticamente economiza R$ 12.500 por ano em custos de mão de obra e aumenta sua receita em R$ 50.000 por ano, o cálculo seria:

ROI = (R$ 12.500 + R$ 50.000) / R$ 10.000) x 100 = 625%

Mesmo sem os benefícios intangíveis, este é um ótimo retorno sobre o investimento e em muitos casos será muito maior.

Como maximizar o ROI da sua propriedade com tecnologia

Maximizar o ROI do seu hotel com tecnologia depende de vários fatores, alguns dos quais são mais fáceis que outros. Existem também diferentes tipos de tecnologia e sistemas que impactarão seu ROI de maneiras diferentes.

Por exemplo, um sistema de reservas pode aumentar as reservas diretas, reduzindo custos de comissão e melhorando as margens de lucro, enquanto uma ferramenta de inteligência empresarial pode ajudar você a otimizar estratégias de preços, levando a tarifas médias diárias e ocupação mais altas.

Aqui estão algumas das melhores maneiras de maximizar o ROI da sua tecnologia:

Escolha a solução certa

O primeiro passo é escolher um fornecedor de tecnologia bem credenciado para que você possa ter confiança em alcançar resultados positivos. Por exemplo, uma plataforma hoteleira como SiteMinder pode fornecer uma solução centralizada para gestão de reservas, distribuição e receita. Ao integrar várias funções em um sistema, você pode simplificar operações, reduzir erros e obter insights valiosos. Esta abordagem abrangente frequentemente produz um ROI mais alto no investimento em tecnologia do que implementar múltiplas soluções independentes.

Aproveite estratégias de preços dinâmicos

A tecnologia de preços e insights permitirá que você tenha acesso a todos os dados cruciais de que precisa para tomar decisões informadas. Otimizar suas tarifas e ofertas com base em informações em tempo real garantirá que você sempre esteja obtendo o valor máximo das reservas que conquista.

Priorize a eficiência

Tornar-se mais eficiente às vezes pode ser ainda mais poderoso do que aumentar a geração de receita. Se você puder economizar tempo, poderá economizar dinheiro em salários de funcionários e reduzir custos em departamentos como limpeza e atendimento ao cliente. Você também pode alocar tempo extra para melhorar a experiência dos hóspedes, o que contribuirá para o crescimento futuro da receita.

Um dos maiores pontos de venda da tecnologia é em torno da eficiência, então certifique-se de que seu fornecedor está entregando isso para você.

Invista em personalização

A tecnologia que ajuda a implementar personalização em seu atendimento ao cliente pode melhorar significativamente a experiência do hóspede e impulsionar negócios recorrentes. Ao aproveitar dados dos hóspedes para fornecer recomendações personalizadas, ofertas personalizadas e serviços customizados, seu hotel pode aumentar a satisfação e fidelidade dos hóspedes.

Procure soluções mobile-first

Com um número crescente de viajantes usando dispositivos móveis para pesquisar e reservar acomodações, investir em tecnologia mobile-first é crucial. Isso inclui ter um website responsivo para dispositivos móveis, um sistema de reservas fácil de usar otimizado para dispositivos móveis e opções de check-in móvel.

Claro, você também precisa monitorar continuamente como suas soluções tecnológicas escolhidas estão se saindo, preferencialmente através de funções de relatórios integradas além de sua própria análise. Se você estiver tendo problemas para liberar valor, certifique-se de entrar em contato com o centro de ajuda, equipe de suporte e recursos de aprendizagem de seus fornecedores.

Em última análise, se você fizer sua devida diligência e escolher um parceiro de tecnologia forte, seu ROI cuidará de si mesmo.

]]>
Guia completo dos sistemas de gestão de propriedades hoteleiras https://www.siteminder.com/pt/r/sistema-de-gestao-de-propriedades-hoteleiras/ Mon, 09 Dec 2024 03:48:09 +0000 https://www.siteminder.com/?p=183034 O que é um sistema de gestão de propriedades hoteleiras?

Um sistema de gestão de propriedades hoteleiras é uma tecnologia que permite aos operadores e gestores hoteleiros agilizarem as suas tarefas ao mesmo tempo que aumentam as suas reservas a curto e longo prazo.

O seu sistema de gestão de propriedades hoteleiras é importante para as operações diárias e também é uma parte essencial para a melhoria da experiência global dos hóspedes.

Desde o início do percurso do hóspede, com a reserva online até ao término da sua estadia e o seu feedback final, o seu sistema de gestão de propriedades hoteleiras está pronto para melhorar a experiência. 

Vamos abordar tudo o que precisa de saber sobre um sistema de gestão de propriedades hoteleiras, para que possa tomar as melhores decisões para o seu hotel.

Índice

Sistemas de gestão de propriedades na indústria hoteleira

A tecnologia na indústria hoteleira continua a avançar com um ritmo acelerado e os softwares de gestão de propriedades hoteleiras (PMS) continuam a ser essenciais para os gestores hoteleiros que pretendem melhorar a forma como gerem os seus negócios.

A chave para aproveitar os benefícios de um software de gestão de hotel é selecionar a opção certa para a sua propriedade. É essencial que saiba exatamente o que é a tecnologia de gestão hoteleira e porque é que deve implementá-la no seu hotel.

Todos os hotéis precisam de algum sistema de gestão de propriedades, no entanto, nem todos os sistemas PMS são criados da mesma forma e saber qual é o que melhor se adequa à sua propriedade pode ser um desafio. 

Encontrar um sistema de gestão hoteleira que ofereça as ferramentas de que necessita e que pretende usar é essencial para gerir o seu hotel no clima económico atual.

Sistemas de gestão de propriedades hoteleiras em cloud

As soluções de PMS que funcionam através de cloud são a melhor forma de automatizar e acelerar todos os processos importantes do seu hotel, incluindo:

  • Receber e confirmar reservas,
  • Gerir reservas,
  • Gerar extratos e relatórios,
  • Check-in/out,
  • Mudanças de quartos,
  • Verificar/Editar a disponibilidade,
  • Comunicação com os clientes.

A tecnologia baseada em cloud pode tratar destas tarefas de forma simples, devido à sua capacidade de se integrar com canais de gestão, motores de reservas e sistemas de gestão de receitas. Além disso, ainda existem preocupações no que respeita à validade e custos de uma ferramenta PMS baseada em cloud, tais como:

O software PMS é importante?

O software PMS é incrivelmente importante para qualquer negócio que pretende otimizar as suas tarefas diárias. Desde a recolha de dados para um local até à automação de processos – esta é a chave para completar atividades que consomem muito tempo, de forma rápida, aumentando assim a eficiência geral. Isto significa que pode focar-se nas operações mais importantes do hotel.

Vantagens dos sistemas de gestão de propriedades hoteleiras

No ambiente atual de viagens com um ritmo acelerado, é fundamental automatizar o maior número possível de tarefas. Um sistema de gestão hoteleira pode ajudá-lo bastante nesse sentido. Aqui estão outras vantagens da implementação de um sistema de gestão de propriedades hoteleiras:

Reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas

O sistema de gestão hoteleira deve fazer muito do seu trabalho, minimizando assim o tempo gasto em tarefas administrativas e permitindo que foque os seus esforços e energia no quadro geral. O software também deve fornecer-lhe dados valiosos sobre a retenção de colaboradores, satisfação e produtividade.

Aumentar a sua presença online

Um software de gestão integrado com um construtor de websites permite aceitar reservas online diretas e desenvolver um website amigável do utilizador. Naturalmente isto pode aumentar a sua relevância em motores de busca e online, permitindo assim que mais viajantes descubram a sua unidade no decurso da sua jornada de reservas online.

Construir relações com os hóspedes

Desenvolver um melhor relacionamento com o seu segmento alvo. Os hóspedes fidelizados, que visitam a sua propriedade várias vezes, vão apreciar a melhoria na sua experiência.

O software de gestão hoteleira é vantajoso para os clientes regulares e a tecnologia usada permite alcançar mercados novos que ainda não tinham descoberto a sua marca.

Gerir a distribuição do hotel

Com um sistema de gestão de propriedades, que se integra com canais de gestão, poderá fazer publicidade em vários canais, mantendo a paridade de preços. Desde os grandes OTAs e GDSs até agentes de reservas individuais, poderá disponibilizar informações sobre reservas em tempo real a todos estes intervenientes e isso ajudará a conduzir as reservas.

Otimizar as receitas do hotel

Ao usar ferramentas de preços inovadoras que permitem criar uma estratégia de preços flexível pode maximizar as suas receitas por quarto, em qualquer momento.

Atribuir o preço certo aos quartos é a chave para o sucesso nesta indústria competitiva, e ter estas ferramentas ao seu dispor pode ajudar na estratégia de gestão de receitas do hotel de forma significativa.

Aumentar as reservas

Em última análise, o objetivo de cada funcionalidade da sua solução de gestão hoteleira é aumentar as reservas que a sua propriedade recebe.

Independentemente de pretender aumentar as suas reservas na época baixa ou expandir as suas ofertas para novos segmentos de mercado, o software de gestão hoteleira correto pode melhorar o sucesso da sua unidade hoteleira.

Funcionalidades do sistema de gestão de propriedade

Os sistemas de gestão são importantes tanto para os operadores hoteleiros que gerem grandes cadeias como para os hoteleiros independentes. Existem várias funcionalidades que podem ser oferecidas, incluindo:

Funcionalidade número 1 do sistema de gestão de propriedade: Reservas

O seu sistema de gestão de propriedades deve ajudá-lo a gerir as suas reservas de forma eficiente e eficaz, automatizando o processo.

Desta forma, permite que se concentre mais na interação com os seus hóspedes. Um PMS também reduz significativamente o risco de overbooking nos quartos, melhorando diretamente a experiência do hóspede na sua propriedade.

Os viajantes atuais são mais propensos a reservar online do que a telefonar ou a fazer parceria com um agente de viagens, por isso é necessário considerar tanto as reservas diretas como as reservas de terceiros. Isto vai permitir maximizar as receitas geradas por reserva. Considere usar um software que se integre com um motor de reservas online.

Funcionalidade número 2 do sistema de gestão de propriedade: Operações de front desk

Esta funcionalidade permitirá que um gestor de receção visualize e atualize as reservas de quartos, efetue o check-in e o check-out dos hóspedes e processe os pagamentos. Os hóspedes pretendem uma experiência de check-in sem problemas. A conveniência é fundamental, e por essa razão, ter um sistema que melhore os processos irá garantir que os seus hóspedes estão satisfeitos e permitir que o seu pessoal tenha mais tempo para dedicar-se aos hóspedes.

Funcionalidade número 3 do sistema de gestão de propriedade: Gestão de canais

Gerir um hotel com um software que ofereça gestão de canais vai permitir criar e implementar uma estratégia de distribuição diversificada, que impulsione de forma contínua as reservas. A criação de parcerias com diferentes tipos de agentes do sector, desde OTAs a GDSs, é necessária para sobreviver num clima competitivo.

Funcionalidade número 4 do sistema de gestão de propriedade: Gestão de receitas

Um sistema de gestão de receitas (RMS) ajuda a equipa de gestão de um hotel a compreender como deve ajustar e melhorar os processos para obter melhores resultados e como otimizar as finanças. Os principais indicadores de gestão, como a ocupação, o RevPAR (receita por quarto disponível) e o GOPAR (lucro operacional bruto por quarto disponível), são métricas essenciais para ajudar a melhorar as estratégias de preços, de modo a vender mais quartos ao melhor preço.

Funcionalidade número 5 do sistema de gestão de propriedade: Integração de dados de clientes e CRM

A recolha e organização dos dados dos hóspedes é fundamental para qualquer gestor hoteleiro. Um sistema CRM precisa de se integrar com a receção e o sistema de reservas para reunir todos os dados dos hóspedes de cada fonte. Isto proporcionará à sua equipa de gestão uma base de dados poderosa que ajudará a manter-se em contacto com os hóspedes, durante e após o check-out. 

A integração com um CRM poderá  impulsionar os esforços de marketing, e permitirá que partilhe promoções e encoraje o feedback dos hóspedes. Os clientes habituais podem ser recompensados através de programas de fidelização, que são particularmente importantes para as grandes cadeias de hoteleiras e resorts.

Funcionalidade número 6 do sistema de gestão de propriedade: Housekeeping

Um módulo de housekeeping no seu sistema PMS pode ligar o pessoal de housekeeping à equipa de receção. A principal funcionalidade do módulo de housekeeping é a manutenção da propriedade, incluindo aspetos como a gestão do estado dos quartos, a atribuição de limpezas e a atribuição de tarefas às empregadas de pisos. Se estiver a utilizar um software PMS baseado em cloud, as empregadas podem simplesmente atualizar o estado das tarefas através de um dispositivo digital.

Funcionalidade número 7 do sistema de gestão de propriedade: Adaptação ao mobile

A otimização móvel é um componente essencial de qualquer tecnologia hoteleira, incluindo os processos envolvidos num sistema de gestão de propriedades, como o check-in móvel e a comunicação com o pessoal.

Funcionalidade número 8 do sistema de gestão de propriedades:  Serviços de ponto de venda

É provável que existam vários pontos de venda touch no seu hotel. Independentemente de se tratar da receção, de um restaurante do hotel ou de um spa, um módulo de ponto de venda no seu sistema PMS é indispensável, quando se trata de gerir as transações. 

O seu objetivo é automatizar e manter os dados financeiros seguros num único local. Isto irá melhorar a experiência do hóspede quando este pretende adicionar produtos e serviços ao seu quarto e assim ter uma experiência perfeita.

Funcionalidade número 9 do sistema de gestão de propriedades:  Faturação e opções de pagamento

Quando o sistema PMS do seu hotel se integra com o seu sistema de pagamento, beneficia de pagamentos mais rápidos, de uma diminuição de erros e de mais opções para processar pagamentos automáticos. Isto não é somente vantajoso para os seus hóspedes, mas também representa uma maior eficiência para o pessoal do seu hotel. Estes sistemas de pagamento foram desenvolvidos para processar pagamentos com cartões de débito e crédito na receção, pagamentos efetuados online e ainda podem criar faturas, de forma automática, para os hóspedes.

Funcionalidade 10 do sistema de gestão de propriedades: Relatórios de desempenho

Tomar decisões baseadas em dados é fundamental para compreender e melhorar o desempenho da sua empresa. A criação de relatórios e a sua análise permite-lhe rever os processos atuais, determinando o que está a funcionar bem e o que precisa de ser melhorado. Um relatório eficaz feito através do seu PMS pode permitir um melhor planeamento estratégico e, dependendo do software PMS, pode gerar relatórios de auditoria, relatórios de manutenção, etc.

Aspetos a considerar ao escolher um sistema de gestão de propriedades para o seu hotel

A escolha de um programa que ofereça um editor Web ou um criador de sites Web permitirá que crie um sítio limpo, apelativo e de fácil utilização que incentive os hóspedes a reservar a sua estadia na sua propriedade. Algumas das principais caraterísticas a procurar são:

  • Deve ser baseado na nuvem
  • Ter integração com outros softwares
  • Deve ser multifuncional
  • Ter funcionalidades de interação self-service
  • Possuir processos fáceis de reserva e upselling
  • Suportar modelos de preços clássicos e dinâmicos
  • Ajudar a detetar clientes recorrentes
  • Simplificar as rotinas diárias

Vantagens dos sistemas de gestão de propriedades hoteleiras baseados em cloud

Existem muitos dados que mostram como um PMS baseado em cloud pode, de forma geral, proporcionar um maior controlo sobre o seu negócio hoteleiro, em algumas das seguintes áreas:

  • Possibilita um grau extra de personalização,
  • Adiciona capacidades de produzir e analisar relatórios de dados,
  • Integração com outros sistemas de terceiros, como OTAs e sistemas de reservas,
  • Facilidade de acesso através de qualquer localização e dispositivo.

Lista de sistemas de gestão de propriedades no sector da hotelaria e restauração

Existem centenas de sistemas de gestão de propriedades no mercado. O aspeto mais importante na escolha de um sistema é garantir que é fácil de utilizar, que tem todas as funções que necessita e que é capaz de se integrar com outros sistemas importantes, como o seu gestor de canais.

Alguns exemplos populares que pode encontrar incluem:

A lista é extensa. Para encontrar um PMS, caso ainda não tenha um, será necessário fazer alguma pesquisa e avaliação.

Software de gestão de propriedades hoteleiras: Perguntas a fazer aos fornecedores

Selecionar o software hoteleiro certo é fundamental, especialmente num mundo em que os consumidores dependem cada vez mais dos seus dispositivos móveis. Um investimento no software certo pode fazer toda a diferença para o seu sucesso global como operador hoteleiro, mas requer alguma pesquisa.

Estas são as sete perguntas principais que deve fazer ao seu fornecedor de sistemas hoteleiros o mais rapidamente possível:

  1. Como é que o produto mantém a sua relevância no sector da hotelaria e restauração?

Ainda que o núcleo de um sistema tecnológico possa permanecer o mesmo ao longo do tempo, o produto terá de adaptar-se às novas tendências e preferências dos viajantes no sector hoteleiro. É necessário fazer esta pergunta para compreender de que forma a tecnologia pode ajudar e apoiar o crescimento do seu hotel, acompanhando o desenvolvimento do sector.

  1. Com que frequência a plataforma é atualizada ou melhorada?

Há sempre espaço para melhorias nos softwares e na tecnologia, e os melhores fornecedores de software hoteleiro garantem a disponibilidade de atualizações e upgrades regulares para os seus clientes. É importante saber com que frequência estas atualizações estarão disponíveis, como poderá implementar com sucesso as atualizações e como poderão afetar os seus canais de distribuição ou relatórios.

  1. Que nível de serviço ao cliente receberá da empresa?

Infelizmente, muitos fornecedores de tecnologia hoteleira concentram-se em táticas de venda agressivas sem grande apoio após a conclusão da compra. Deve verificar com o fornecedor se haverá um contacto disponível para dar apoio ao software, fornecer formação, quando solicitada, e trabalhar com o pessoal após a tecnologia ter sido instalada.

  1. A plataforma do hotel é segura?

A segurança deve ser uma das principais prioridades do fornecedor de tecnologia hoteleira que escolheu. Pergunte sobre os pormenores relativos às suas caraterísticas de segurança, uma vez que é imperativo que tanto os dados do seu hotel como os dos hóspedes estejam seguros.

  1. Com que facilidade pode o sistema ser personalizado?

Os fornecedores de tecnologia hoteleira têm de oferecer um sistema versátil que inclua as funcionalidades genéricas necessárias para qualquer hotel, mas também funcionalidades adaptáveis, que permitam a personalização da plataforma para uma determinada marca. Em última análise, o seu investimento em tecnologia tem de resultar num sistema que funcione especificamente para o seu hotel.

  1. Quais são as funcionalidades de relatório disponíveis?

Algumas das caraterísticas mais importantes de um software de gestão hoteleira são os relatórios. Verifique se pode elaborar relatórios pormenorizados utilizando dados em tempo real, pois só assim poderá ter uma ideia do mercado, do seu desempenho e da concorrência, para garantir o crescimento da sua marca.

  1. Como posso aceder ao sistema tecnológico do hotel após implementado?

Certifique-se de que está a investir num sistema que lhe permite gerir o seu hotel a partir de qualquer lugar. É necessário que a tecnologia hoteleira seja otimizada para todos os dispositivos, incluindo smartphones e tablets.

O futuro dos sistemas de gestão de propriedades hoteleiras

Um sistema de gestão de propriedades hoteleiras é uma ferramenta comercial essencial para qualquer hotel ou propriedade. A tecnologia impulsiona tudo o que fazemos no nosso quotidiano, pelo que ter um software topo de gama pode melhorar o seu modelo de negócio. Os hoteleiros dependem desta tecnologia para executar operações de front-desk sem problemas, incluindo a gestão da receção e operações internas, como a elaboração de relatórios.

Ao atualizar o seu sistema PMS, está a manter-se atualizado com as últimas tendências tecnológicas e a permitir que o seu negócio satisfaça as exigências dos viajantes atuais. As expectativas dos hóspedes e do pessoal estão em constante evolução, pelo que o software do seu hotel tem de estar à altura para as acompanhar. Opções de pagamento flexíveis, entrada sem chave e self-service check-ins são apenas algumas das formas como a indústria hoteleira está a evoluir.

]]>
Framework de dados e segurança da SiteMinder: Manter o seu hotel e hóspedes seguros https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/seguranca-dados-hoteleira/framework-de-dados-e-seguranca-da-siteminder/ Thu, 03 Jun 2021 01:48:59 +0000 https://www.siteminder.com/?p=81020 Clique para ver PDF

]]>
Os melhores apps hoteleiros para sua propriedade: recuperação da Covid-19 e além https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/computacao-em-nuvem/os-melhores-apps-hoteleiros-para-sua-propriedade-recuperacao-da-covid-19-e-alem/ Tue, 22 Sep 2020 00:34:23 +0000 https://www.siteminder.com/?p=70943 Para reaver o controle da sua propriedade durante a Covid-19 e mantê-la segura e atrativa para os hóspedes, você precisa tomar medidas sem precedentes.

É uma tarefa difícil, mas há muita ajuda disponível — principalmente quando se trata de tecnologia e aplicativos.

O mundo dos aplicativos hoteleiros é uma oportunidade para conquistar e encantar mais hóspedes, bem como para continuar gerando receita à propriedade.

Esta ficha de consulta contém informações sobre apps para:

  • Serviço e comunicação ao hóspede
  • Check-in e serviços sem contato
  • Upsell
  • Gestão de reputação
  • Serviços de transporte

Para acessar, basta preencher o formulário.

]]>
[WEBINÁRIO SOB DEMANDA] Como criar uma estratégia de distribuição rentável para o seu hotel https://www.siteminder.com/pt/r/distribuicao-hoteleira/como-criar-uma-estrategia-de-distribuicao-rentavel-para-o-seu-hotel/ Tue, 27 Aug 2019 15:17:44 +0000 https://www.siteminder.com/?p=62036 Hotéis têm uma enorme quantidade de opções quando se trata de estratégia de distribuição. Como você pode ter certeza de que está escolhendo os canais certos necessários para aumentar as reservas e maximizar a receita?

Este webinar sob demanda dará um mergulho profundo no ecossistema de distribuição de hotéis como é hoje e explicará como os hotéis podem encontrar o equilíbrio certo entre canais diretos e indiretos e discutir estratégias importantes para otimizar o desempenho em todas as plataformas.

Junte-se ao Ivan Mendes, Market Specialist de Portugal, enquanto ele discute estratégias de distribuição e compartilha informações valiosas sobre a escolha dos canais de distribuição corretos para aumentar as reservas e maximizar a receita.

Este webinar sob demanda cobre os principais insights para o desenvolvimento de uma estratégia de distribuição lucrativa, incluindo: 
– Panorama geral dos canais de distribuição: diretos, agências de viagens on-line (OTA), sistema de distribuição global (GDS), metapesquisa;
– Vantagens dos canais indiretos e como escolher os certos;
– Táticas para impulsionar o seu desempenho nos sites das agências de viagens on-line e na metapesquisa;
– Dicas de melhores práticas para aumentar as reservas diretas;
– Ferramentas e recursos de gestão de distribuição.

Não perca este valioso conhecimento. Assista ao webinar sob demanda agora. 

]]>
O que é um sistema de reservas para hotéis? Guia completo para os sistemas de reservas para hotéis https://www.siteminder.com/pt/r/motor-de-reservas-hotel/ Tue, 27 Aug 2019 14:32:52 +0000 https://www.siteminder.com/?p=62055 O que é um sistema de reservas para hotéis?

Um sistema de reservas para hotéis é uma aplicação nos websites dos hotéis com a finalidade de receber e processar reservas diretas de hóspedes online.

É o segredo para reservas diretas sem comissões e uma forma de otimizar as estratégias de vendas e receitas do seu estabelecimento.

Uma vez que a maioria dos viajantes atualmente faz reservas de estadias online, os hotéis têm de recorrer a agentes de viagens online para obterem uma grande parte das reservas. Publicar anúncios nestes sites acarreta benefícios como alcançar novos públicos grandes e aumentar o volume de reservas.

Mas cada reserva exige o pagamento de uma taxa de comissão a terceiros. Quando esta taxa começa a ultrapassar os 20%, torna-se incrivelmente frustrante para os hotéis, especialmente para operadores independentes, que veem uma parte dos lucros a dissipar-se.

Assim, um sistema de reservas para hotéis é uma forma de combater o domínio das OTA, por mais importantes que as OTA possam ser.

Este artigo de blogue fornece detalhes completos sobre os sistemas de reservas do setor hoteleiro, incluindo como funcionam, de que forma um hotel pode beneficiar com a utilização de um software destes e tudo o que precisa de saber sobre fornecedores, preços e funcionalidades.

Conteúdo

Como funciona um sistema de reservas online?

Um sistema de reservas online estabelece ligação ao website do seu hotel e processa reservas online seguras que os viajantes efetuam através do site. Os dados são posteriormente enviados para o sistema de gestão do seu estabelecimento, para que possa gerir facilmente as reservas, e para o gestor de canais, para manter o seu inventário automaticamente atualizado.

O sistema de reservas pode ser sincronizado com o website do seu hotel, mas também é possível adicionar uma ligação direta para o sistema de reservas a partir do perfil do Facebook, através de um botão “Reservar já”. Também controla as reservas realizadas a partir da sua página. Logo, os hóspedes podem reservar os quartos sem entrarem no seu website oficial nem em nenhum outro site de viagens.

Esta é uma forma muitíssimo prática para os viajantes fazerem reservas. O sistema de reservas apresentará as suas tarifas e a sua disponibilidade em tempo real e permitirá que os hóspedes selecionem as datas que querem e finalizem a reserva. Poderão estar incluídas outras funcionalidades, por exemplo, a automatização dos e-mails de confirmação de reserva.

Mais receita direta, menos trabalho

E se você pudesse aumentar as reservas diretas do seu hotel e, ao mesmo tempo, reduzir sua carga de trabalho? Nossa plataforma de hotel inteligente ajuda você a fazer exatamente isso.

Saiba mais

Definição de reserva online

As reservas online são uma forma prática de os viajantes pesquisarem e marcarem viagens de férias ou em trabalho. Com recurso a métodos de reservas online, os viajantes podem reservar e organizar toda a viagem de uma vez e, por vezes, a partir de um único website. Eles utilizam a internet para procurar websites de viagens e pesquisam por hotéis, voos, aluguer de viaturas, excursões com guia, atrações e outros aspetos antes de decidirem o que adquirir. Também têm a possibilidade de planear e criar itinerários para a viagem.

Uma ferramenta de reservas online permite que as organizações façam a gestão das viagens em trabalho online. Além de fazer as reservas, as ferramentas de reservas online permitem que as organizações vejam informações em tempo real sobre os gastos com viagens em trabalho, acompanhem os viajantes online e apliquem uma política de viagens em trabalho.

Atualmente, as reservas online são também a melhor forma de os viajantes fazerem reservas e pagarem de forma segura pela viagem. Permitem agilizar o processo, quer para si, quer para os hóspedes. Além disso, são essenciais para aumentar a exposição, trazendo-lhe a possibilidade de obter mais reservas.

Porque é que o seu hotel precisa de um sistema de reservas online?

Um sistema de reservas online será útil para o seu hotel se quiser satisfazer adequadamente os pedidos dos seus hóspedes, alcançar os seus objetivos de receitas e manter a competitividade. Independentemente da dimensão do seu estabelecimento, um sistema de reservas online dará mais flexibilidade aos seus hóspedes, além de lhes fornecer uma experiência geral melhorada.

Os viajantes já ficam a contar com esta funcionalidade nos fornecedores de alojamento dos dias de hoje, apreciando a praticidade e a segurança que fornecem.

Isto deve-se a:

  • os hóspedes conseguirem servir-se autonomamente e com facilidade – os viajantes podem verificar os quartos que estão disponíveis, quando e a que preço, sem falarem consigo;
  • os hóspedes confiarem nas reservas online – quando os hóspedes fazem uma reserva, o sistema de reservas pode aceitar com segurança pagamentos em cartão de crédito. Além disso, os dados dos hóspedes permanecem armazenados de forma segura e acessível num único lugar;
  • os hóspedes poderem reservar mais depressa – as reservas online acabam com as chamadas telefónicas e os e-mails a fio, dando a possibilidade de os viajantes e os hotéis comunicarem à vontade antes da confirmação da reserva;
  • os hóspedes procurarem promoções em reservas diretas – as pessoas visitarão o seu website na esperança de obterem algum complemento na estadia se reservarem diretamente. Este é um negócio que os estabelecimentos fazem para pouparem nas comissões que têm de pagar a terceiros;
  • ser mais profissional – os hóspedes da atualidade ficarão surpreendidos se não conseguirem efetuar uma reserva online no seu website. Isto dar-lhes-á a impressão de que não se organiza e acabarão por reservar noutro estabelecimento;
  • ser mais internacional – os hóspedes internacionais acharão mais fácil reservar consigo online do que ao ligar para o seu estabelecimento diretamente devido à complexidade e ao custo das chamadas internacionais.

É inestimável a saída que um sistema de reservas na internet fornece ao seu estabelecimento relativamente às suas reservas. Quando os hóspedes fazem reservas diretas, fica com acesso a todos os dados e estabelece uma relação. Quando um hóspede faz uma reserva direta, é muito mais fácil transformá-lo num visitante que regressa e assegurar que este reserva diretamente sempre que se alojar no seu estabelecimento. Sem um sistema de reservas na internet, isto torna-se muito mais difícil.

De certa forma, pode melhorar a rentabilidade de cada hóspede, um a um, ao assegurar reservas diretas e alcançar a fidelização.

motor de reservas hotel

Quais são os benefícios de ter um software de sistema de reservas?

Com o sistema de reservas certo, é possível:

  • aumentar a taxa de conversões com uma experiência de reservas simples;
  • poupar tempo com uma configuração fácil e rápida;
  • eliminar a introdução manual de dados graças à integração instantânea;
  • recolher dados de hóspedes de forma mais eficiente para uma tomada de decisão melhor;
  • ter vantagem sobre a concorrência que não tem um sistema destes.

Eis alguns dos benefícios em maior pormenor que um software de sistema de reservas pode fornecer aos hoteleiros.

Melhora a eficiência enquanto empresa

Com a integração de um PMS e gestor de canais, a sua disponibilidade é imediatamente atualizada mediante a receção de uma reserva, não só no seu sistema, como em todos os seus canais.

Simplifica o processo administrativo, tanto para si, como para a sua equipa

Em vez de lhe ser exigido que responda a contactos por e-mail e aceite reservas por telefone, um sistema de reservas online faz isto por si. Assim, pode passar mais tempo a interagir com os hóspedes e manter o resto da equipa mais organizada e eficiente, porque todos terão acesso a informações em tempo real sobre a ocupação atual do hotel.

Permite-lhe recolher dados valiosos sobre os seus hóspedes

A recolha de dados é absolutamente fundamental, em particular, no setor hoteleiro, no qual os hóspedes exigem uma experiência mais personalizada. Os dados dos hóspedes podem ajudar a personalizar as suas campanhas de marketing para atrair os hóspedes mais interessados para o seu estabelecimento e melhorar a personalização das suas comunicações para os hóspedes, de forma a melhorar a experiência geral deles.

Melhora diretamente a experiência dos hóspedes no seu estabelecimento

Um sistema baseado na nuvem permite que os seus hóspedes façam reservas do tipo de quarto da preferência deles através do computador, do tablet ou do telemóvel. Com formulários curtos e portais de pagamento seguros, o processo de reservar um quarto online é simples, fácil e prazeroso. Lembre-se: esta é a primeira impressão do seu hotel que eles terão, o que terá um impacto duradouro na perceção que têm da sua marca. O sistema deve ser fácil de utilizar caso os seus hóspedes concluam o processo e reservem online.

Porque o seu website precisa da integração de um sistema de reservas

Pense em todas as relações de sucesso que já teve, sejam de trabalho, sejam de outro tipo. É possível que, em todas elas, o denominador comum tenha sido a comunicação eficaz e a cooperação.

Os mesmos princípios devem aplicar-se à sua atividade hoteleira. Se os seus sistemas não estiverem sincronizados entre eles de forma perfeita e em tempo real, a probabilidade de funcionarem como pretende é reduzida, na melhor das hipóteses.

Os dois mecanismos mais importantes são o seu website e o sistema de reservas. A não ser que queira haja espaço para erros, resultados imprevisíveis e clientes confusos e rabugentos, estes dois sistemas têm de estar sincronizados entre eles.

A otimizar:

  • Um sistema de reservas online tem de estar sincronizado com o seu website.
  • O seu website tem de apresentar o botão “Reservar já”.
  • A experiência do seu website e do sistema de reservas tem de alinhar a funcionalidade e o desempenho.
  • A qualidade do design no seu website também tem de estar refletida no sistema de reservas e vice-versa.
  • O seu website estará protegido com HTTPS e terá um certificado SSL atualizado.

Os benefícios que se obtêm da integração de um website e um sistema de reservas são inúmeros. Estes incluem:

  • a capacidade de acompanhar a experiência de reservas nas OTA, o que é importante se o seu hotel quiser continuar a ser uma alternativa de reservas viável para canais de terceiros;
  • uma plataforma compatível com dispositivos móveis de forma consistente, o que ajudará a reduzir a fricção do utilizador;
  • uma experiência rápida e funcional para os hóspedes, uma vez que não terão de repetir ações nem introduzir as mesmas informações mais do que uma vez;
  • uma forma muito mais fácil de gerir tarifas e reservas, já que não terá de fazer o processamento manual entre os dois sistemas, eliminando a possibilidade de erros acidentais;
  • maior sucesso na otimização para motores de pesquisa, pois o conteúdo e a funcionalidade serão otimizados no seu website e no sistema de reservas;
  • mais tráfego de forma mais regular para o seu sistema de reservas vindo diretamente do seu website com apenas um clique.

A integração é algo que deve ter sempre em mente, independentemente dos sistemas que utiliza.

Funcionalidades a ter em conta num sistema de reservas para hotéis

Tal como com qualquer produto que comprar para o seu hotel, a qualidade variará conforme o preço. Naturalmente, vai querer que os aspetos básicos fiquem abrangidos pelo menor valor.

Seguem-se algumas funcionalidades do sistema de reservas com que poderá contar.

  • Até 25 fotografias de alta qualidade na sua galeria de imagens

Depois de terminar todo o trabalho difícil de criar o seu magnífico hotel e os respetivos quartos, vai querer mostrar tudo isto. Já é um facto confirmado que a experiência visual através de galerias de imagens é um dos maiores fatores para os hóspedes concluírem as reservas. É importante conseguir adicionar muitas imagens de alta resolução à sua galeria se quiser levar os hóspedes a fazerem reservas.

  • Imagens de banner

Qual é a primeira coisa em que repara quando visita um website? Não será a imagem de banner que chama a atenção nas primeiras impressões? O seu sistema de reservas deve permitir-lhe mostrar uma imagem de banner cativante.

  • Integração no Facebook

Um sistema de reservas deve ligar-se às suas páginas nas redes sociais para que possa medir e otimizar sem esforço as suas campanhas de marketing no Facebook e no Instagram.

  • Otimização automática da ordem dos quartos

Se pretende que os hóspedes tenham uma experiência de reservas perfeita e sem problemas, o melhor que pode fazer é apresentar-lhes as opções que procuram. Esta funcionalidade apresenta os quartos de acordo com os critérios de pesquisa dos hóspedes no início dos resultados de pesquisa, facilitando e acelerando o processo de reserva.

  • Resumo da reserva intuitivo

Sempre que um hóspede escolher um quarto que não corresponda inteiramente aos critérios de pesquisa, um resumo da reserva pode alertar o hóspede com uma mensagem a indicar que o quarto selecionado não corresponde ao que este procura. Desta forma, o hóspede é constantemente envolvido e orientado para tomar as melhores decisões.

  • Integração do Google Analytics

Quando tem uma atividade hoteleira e a maioria das reservas provém de fontes online, tem de saber exatamente que fontes são essas e de onde surgem os visitantes do seu website. Estes dados podem ser cruciais para analisar o sucesso do website do seu hotel, pelo que o seu sistema de reservas deve fornecer-lhe a integração do Google Analytics para acompanhar as visitas ao seu website e tomar decisões com base em dados importantes.

  • Códigos promocionais

Pode ter sempre uma vantagem competitiva em relação à concorrência ao atrair mais clientes com a ajuda de códigos promocionais. Um sistema de reservas deve permitir-lhe criar as suas próprias promoções e dar-lhe um código para os seus clientes aproveitarem descontos. Pode ter alguma promoção especial a decorrer no período de férias escolares ou festivais locais ou promoções empresariais e conseguir reservas dos seus quartos mais rapidamente com ofertas rentáveis.

  • Várias línguas

O setor hoteleiro é um dos mais diversificados do mundo. Uma vez que o ramo da hotelaria envolve uma base de clientes tão vasta, provenientes de diversas regiões e países em todo o mundo, os seus clientes devem poder selecionar a língua que pretendem e usufruir de um processo de reservas fácil sem barreiras linguísticas.

  • Várias moedas

Onde existem várias línguas, também existem várias moedas! Configurar o sistema de reservas para receber pagamentos na moeda local deverá ser fácil.

  • Extras

Os extras são uma excelente forma de fazer upselling dos quartos. Existem artigos ou serviços que pode vender juntamente com um quarto em troca de uma taxa adicional. Até pode ter uma tarifa do quarto básica baixa e fazer dinheiro com os extras. Digamos que a sua tarifa mais baixa é de 100 $ – pode oferecer uma massagem adicional no valor de 40 $ juntamente com o quarto para a oferta ser mais atrativa para os hóspedes.

  • Ocultar quartos indisponíveis

Por vezes, os seus clientes podem perder o interesse ou sair do website do seu hotel porque veem mais quartos indisponíveis do que disponíveis. Nem sempre precisa de mostrar o que está indisponível; em vez disso, mostre tudo o que tem e deixe que os hóspedes escolham a partir das possibilidades.

  • Processo de reserva rápido e simples

O seu sistema de reservas deve fornecer-lhe um formulário curto para os hóspedes preencherem quando estão preparados para fazer uma reserva. Os hóspedes não deverão ser reencaminhados para um site diferente de forma a concluírem a reserva ou processar o pagamento.

  • Compatibilidade com dispositivos móveis

O volume de reservas em dispositivos móveis em todo o setor continua a aumentar a cada ano que passa, pelo que o seu software de reservas para hotéis deve permitir-lhe aceitar reservas em dispositivos móveis.

8 motivos pelos quais precisa de um sistema de reservas online para hotéis

Existem vários argumentos a favor de adotar um sistema de reservas online para o seu hotel e poucos argumentos contra. Vamos determinar as vantagens e identificar os problemas que tem no estabelecimento que podem ser resolvidos com esta tecnologia.

Eis o porquê de precisar de um sistema de reservas online para hotéis:

1. Para que receba reservas instantaneamente através do website do seu hotel

Estudos indicam que a maioria dos hóspedes consulta os websites das OTA e do estabelecimento para tomarem uma decisão informada. Ao apresentar uma forma fácil de reservarem diretamente na sua página, está a aumentar as hipóteses de os hóspedes reservarem diretamente consigo quando estiverem preparados para o fazer.

2. Para que não dependa totalmente das OTA

As OTA são uma excelente forma de divulgar o seu negócio. O seu estabelecimento aparece nos resultados de pesquisa para o seu destino e os hóspedes consideram que a sua presença é de confiança, mas isto pode limitar as suas receitas pelo facto de todas as suas reservas provirem de terceiros. Porque não assumir o controlo do que pode ganhar ao obter algumas das reservas a partir do seu próprio canal?

3. Para pagar uma comissão muito inferior

As reservas através do website do seu estabelecimento custam-lhe muito menos comissões do que as reservas através das OTA. Isto significa que todas as reservas diretas têm um impacto considerável nos seus resultados financeiros.

4. Para aumentar as reservas

Existem muitas razões para os hóspedes estarem mais dispostos a reservarem o seu estabelecimento quando tem um sistema de reservas integrado. Primeiro, o sistema de reservas está permanentemente disponível, enquanto a receção do seu hotel poderá não estar. Logo, os clientes podem fazer reservas sem dependerem de fatores pessoais, como o fuso horário. Segundo, quando os viajantes acedem ao seu site, o sistema facilita o processo ao reservar com um clique, em vez de regressarem à OTA para reservarem e se distraírem com outras opções.

5. Para que possa aceitar facilmente cartões de crédito e processar pagamentos

Um grande bónus de um sistema de reservas online é os hóspedes poderem pagar diretamente com cartão de crédito. O sistema processa automaticamente as informações da reserva, poupando-lhe tempo e dores de cabeça. Isto inclui pagamentos adicionais, como depósitos, ou cobranças por serviços adicionais, como taxas de pequeno-almoço ou de limpeza.

6. Para controlar a experiência dos hóspedes em toda a jornada como cliente

A partir do momento em que um potencial cliente acede ao website do seu estabelecimento, este só interage com o conteúdo escolhido por si. Isto significa que pode aplicar o seu branding em todo o processo e desempenhar um papel importante para uma experiência do utilizador positiva.

7. Para permitir que os hóspedes paguem na moeda deles e falem na língua deles

Um sistema de reservas online pode permitir que os clientes façam reservas na língua em que se sentem mais confortáveis e paguem na moeda que lhes é mais prática. Isto confere o conforto e a facilidade de utilização que a maioria dos clientes espera obter, além de definir as expetativas deles ainda antes de chegarem ao seu estabelecimento.

8. Para ter flexibilidade no tipo de promoções que disponibilizar

O seu sistema de reservas pode criar facilmente ofertas de última hora e descontos de estadia prolongada com o clique de um botão. Estes tipos de ofertas aumentam a fidelização e a probabilidade de os hóspedes terem uma experiência positiva e deixarem uma boa avaliação.

Como escolher um software de sistema de reservas para o seu hotel?

Tem de se colocar algumas perguntas sobre o que pretende e, depois, perguntar aos fornecedores de software de reservas para hotéis se conseguem satisfazer as suas necessidades. A rentabilidade deve ser uma prioridade ao fazer um investimento deste tipo.

Existem boas práticas do sistema de reservas para hotéis que deve considerar quando compara o design do seu sistema de reservas com outros modelos no mercado.

Então, o que deve procurar num sistema de reservas quando procura opções?

  • Personalização de acordo com a marca do seu hotel para assegurar que a experiência de reserva é perfeita
  • Processo de reserva simples (com o máximo de dois passos)
  • Várias línguas e moedas para converter hóspedes internacionais
  • Compatibilidade com dispositivos móveis e com o Facebook para alcançar os viajantes em deslocação
  • Capacidade de upselling para poder oferecer uma estadia mais personalizada e aumentar as receitas por hóspede
  • Integração do Google Maps, para que os hóspedes possam encontrar o seu estabelecimento
  • E-mails personalizáveis, de confirmação, antes da chegada, durante a estadia e após a partida
  • Integração completa em PMS e CRS para atualizar instantaneamente as tarifas, a disponibilidade e ofertas especiais
  • Opções de portais de pagamento para facilitar pagamentos em tempo real diretamente para a sua conta bancária
  • Integração de todos os sites de reservas que utiliza através de um gestor de canais
  • Google Analytics, Google Adwords e monitorização de comércio eletrónico para poder analisar tendências de reservas diretas
  • Botão “Reservar já” visível e cativante, seguido de um formulário curto e simples que inclua um componente de processamento de pagamento

Também existem algumas funcionalidades não funcionais que podem fazer uma grande diferença, como a utilização de encriptação para evitar reservas de bots, ajuda aos utilizadores para preencher campos obrigatórios, preenchimento de resultados de pesquisa num período razoável e facilidade de controlar documentação.

Software de reservas para hotéis grátis

O software de reservas para hotéis não será grátis para sempre, mas pode assegurar períodos de avaliação gratuita através de alguns fornecedores.

Uma avaliação gratuita vai permitir-lhe experimentar todos os benefícios do software sem investir dinheiro. Isto permite-lhe desistir em qualquer altura se não gostar.

Ao longo de um período de avaliação gratuita de 14 dias, o fornecedor da sua escolha deverá ajudar com a configuração, a formação e a assistência. O processo não deverá demorar mais do que alguns dias para ficar tudo pronto. Idealmente, receberá assistência permanente para que o seu negócio não sofra perdas de receitas.

Quando a avaliação gratuita terminar, um bom fornecedor oferecer-lhe-á a possibilidade de adquirir o software por uma taxa mensal fixa, em vez de um contrato de fidelização. A qualidade do produto deve falar por ele próprio e o utilizador terá de se sentir confortável a utilizá-lo, confiando nos resultados que fornece.

Como tirar o máximo partido do seu sistema de reservas online?

O seu sistema de reservas é uma forma segura de aumentar as receitas e melhorar a experiência dos hóspedes quando é utilizado de forma eficaz. Para maximizar o potencial de que já ouviu falar neste blogue, deve procurar as aplicações de suplemento que estão disponíveis para tornar o seu sistema de reservas ainda mais potente.

Os suplementos de reservas diretas são aplicações que reduzem ainda mais a sua dependência nas OTA ao fornecer mais funcionalidades e um excelente funcionamento ao seu sistema de reservas existente. É possível aceder a partir de locais como a loja de aplicações para hotéis da SiteMinder.

Estes suplementos variam de acordo com a função e ajudam a alcançar os objetivos que tiver. Se quiser levar a experiência dos seus hóspedes mais além e aumentar a personalização, existe uma aplicação para esse fim. Se quiser maximizar as receitas através de upselling, também existe uma aplicação para esse fim. Também pode utilizar suplementos para ajudar:

  • com a criação de programas de fidelização;
  • a tornar-se mais eficiente;
  • com a melhoria dos dados;
  • com o aumento das taxas de conversão;
  • com a melhoria da integração de tecnologias.

O caminho do futuro é poder responder rapidamente às alterações no mercado. Com as exigências e preferências dos viajantes a mudarem constantemente, tem de aceder de forma instantânea a ferramentas e dados que lhe permitam definir os preços certos, oferecer o produto adequado e falar na língua do cliente.

De forma a garantir que está a tirar o máximo partido do sistema de reservas do seu hotel, pondere investir numa plataforma de comércio hoteleiro em vez de produtos independentes. Isto ajudará a centralizar as suas operações e os seus dados, facilitando a sua vida e tornando a sua empresa mais fácil de gerir.

]]>
Vinte estatísticas do turismo mundial que talvez ainda não saiba: Um guia sobre como são importantes para o seu hotel https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/distribuicao-on-line/vinte-estatisticas-do-turismo-mundial-que-talvez-ainda-nao-saiba-um-guia-sobre-como-sao-importantes-para-o-seu-hotel/ Mon, 12 Nov 2018 23:45:20 +0000 https://www.siteminder.com/?p=54286 Até as tendências localizadas podem crescer e ter impacto em todo o mundo. É importante para os hoteleiros estarem sempre a par das tendências do mercado, dos movimentos dos viajantes e das estatísticas do sector.

Ao manter-se atualizado com os dados mais recentes, também pode garantir que as suas estratégias de marketing e distribuição são o mais eficazes possível.

Aqui estão 20 tendências globais das quais pode não ter conhecimento e aquilo que elas indicam para que o seu hotel agrade aos hóspedes e aumente o seu preço final.

Basta preencher o formulário para poder ter acesso.

]]>
A importância de um software de gestão hoteleira https://www.siteminder.com/pt/r/tendencias-conselhos/hotel-precisa-software-gestao-hoteleira/ Sat, 27 Oct 2018 15:00:45 +0000 https://www.siteminder.com/?p=36540/ A tecnologia no sector hoteleiro continua a avançar a um ritmo acelerado, e um um software de gestão hoteleira algo que continua a ser essencial para hoteleiros à procura de melhorar o funcionamento do seu negócio. Ao utilizar um software, os hoteleiros podem agilizar os seus processos administrativos e melhorar o seu sistema de gestão para hotéis.

A solução para colher os benefícios de um sistema eficaz para a gestão hoteleira é escolher o mais adequado para o seu estabelecimento. É fundamental que conheça bem esta tecnologia de gestão hoteleira, e saiba porque é importante implementá-la no seu hotel.

O que é um software de gestão hoteleira?

Um software de gestão hoteleira permite aos hoteleiros agilizar as suas tarefas administrativas, aumentando também as suas reservas, a curto e longo prazo.

O sistema de gestão hoteleira não é apenas importante para as suas próprias operações do dia a dia, é também uma parte vital da experiência geral do hóspede. A sua tecnologia de gestão hoteleira deveria melhorar estas experiências com a sua marca, desde o início do processo de reserva on-line dos seus hóspedes até ao fim da sua estadia, e os comentários deles quando voltam para casa.

Encontrar um sistema de gestão para hotéis que ofereça os recursos que mais precisa é necessário para gerir efetivamente o seu hotel num cenário económico mundial.

O software de gestão hoteleira deve melhorar a experiência do hóspede, desde a reserva à pós-estadia.

A finalidade dos sistemas de gestão hoteleira (PMS)

Os softwares de gestão hoteleira têm várias finalidades para hoteleiros que gerem grandes cadeias e para hoteleiros independentes. Estas incluem:

1. Gestão de reservas online

O sistema de gestão hoteleira (PMS) deve ajudá-lo com eficiência a gerir as suas reservas. Ninguém deveria estar a introduzir ou gerir dados de reservas manualmente em todos os seus canais de distribuição. Um sistema de gestão hoteleira (PMS) deve automatizar o processo de reserva para si, não estar tanto tempo no escritório e focar-se mais no que é importante: interagir com os seus hóspedes!

Além do mais, reduz significativamente o risco de reservas duplicadas nos seus quartos, o que melhora diretamente a experiência dos hóspedes no seu estabelecimento.

2. Software para reservas diretas

O sistema de gestão hoteleira (PMS)  deverá ainda gerar mais reservas diretas para o seu site. Hoje em dia, os viajantes estão mais aptos a fazer reservas on-line do que reservas por telefone ou através de agentes de viagens.

As reservas diretas maximizam as receitas geradas por reserva. Por isso, deveria considerar apenas os softwares que se integram com um sistema de reservas on-line.

3. Gestão de canais 

A tecnologia de gestão hoteleira deve ser-lhe útil na implementação da sua estratégia de distribuição, pela criação de parcerias com diferentes tipos de agentes do sector, tais como agências de viagens on-line (OTA) e sistemas de distribuição global (GDS) , o que é absolutamente essencial para sobreviver num cenário mundial competitivo.

A gestão de hotéis através de um gestor de canais cria e implementa uma estratégia de distribuição diversificada que continuamente gera reservas.

4. Website do hotel 

O software deve ajudá-lo a reforçar a sua presença on-line. O sistema de gestão hoteleira só é eficaz se os hóspedes puderem chegar à sua marca.

Escolher um programa que ofereça um editor e criador de websites vai proporcionar um site organizado, atraente e fácil de usar que irá incentivar os hóspedes a reservar uma estadia no seu estabelecimento.

Benefícios da tecnologia de gestão hoteleira 

Quando estiver a escolher o sistema de gestão hoteleira (PMS) para o seu estabelecimento, deve considerar os muitos benefícios que este sistema irá oferecer-lhe, tais como:

1. Reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas

Pode minimizar a quantidade de tempo gasto nas tarefas administrativas. O sistema certo para a gestão de hotéis fará a maioria do trabalho para si, permitindo-lhe concentrar os seus esforços e a sua energia nos pontos mais importantes. A tecnologia também deve fornecer dados valiosos sobre como os seus empregados exercem as suas funções e como isso afeta a produtividade, a satisfação e a retenção de funcionários.

No atual ambiente acelerado do sector de turismo, é fundamental que automatize as suas tarefas tanto quanto possível e um sistema de gestão hoteleira (PMS) pode ajudá-lo tremendamente nesta área.

2. Aumentar a sua presença online

Pode aumentar a presença da sua marca on-line. Um software de gestão hoteleira integrado com o  criador de sites permitirá que aceite reservas online diretas e desenvolva um site fácil de usar. Naturalmente, isto irá aumentar a sua relevância nos resultados dos motores de pesquisa e fazer com que mais viajantes descubram o seu estabelecimento durante a sua jornada de reserva online.

3. Construir relacionamentos com os clientes

Irá desenvolver um melhor relacionamento com o seu mercado-alvo, enquanto também identifica novos mercados a serem explorados. Os tipos de viajantes que sempre gostaram de se hospedar no seu estabelecimento irão apreciar a experiência melhorada. Além disso, a nova tecnologia permitirá que chegue a novos mercados para expandir a sua marca.

4. Gere a sua distribuição

Irá melhorar o seu alcance em todo o sector. Com um sistema de gestão hoteleira (PMS) que se integre com um gestor de canais, será capaz de anunciar através de muitos canais, mantendo a paridade das tarifas. Poderá fornecer informações de reserva em tempo real aos seus agentes que geram as reservas, desde grandes agências de viagens on-line (OTA) e sistemas de distribuição global (GDS) a agentes de viagens a retalho.

5. Gerir a sua receita 

Poderá implementar uma estratégia de gestão de receitas benéfica. Usando ferramentas inovadoras de tarifação que lhe permitem criar uma estratégia de preços flexível, irá maximizar o rendimento gerado por quarto, a qualquer momento.

O processo correto da tarifação dos seus quartos é o segredo para ter sucesso nesta indústria competitiva, e ter estas ferramentas disponíveis representa uma ajuda significativa.

6. Aumentar as reservas on-line

Finalmente, irá aumentar as suas reservas. Afinal de contas, a função da sua solução de gestão hoteleira é gerar mais reservas na sua unidade hoteleira.

Se deseja aumentar as suas reservas na época baixa ou expandir as suas ofertas para novos segmentos de mercado, será apenas bem-sucedido se escolher o software de gestão hoteleira certo para o seu estabelecimento.

Tipos de ferramentas de gestão hoteleira

Há vários tipos de software de gestão para hotéis a considerar. Estes incluem:

  • Sistemas de gestão hoteleira (PMS): Um sistema de gestão hoteleira que gere as suas tarefas diárias, tais como o recebimento de reservas, a notificação de cancelamentos e a criação de relatórios diários. É uma ferramenta fundamental para gerir eficazmente um hotel de qualquer tamanho.
  • Gestores de canais: Um gestor de canais é um programa de software de distribuição que conecta hoteleiros com vários agentes. Os agentes têm acesso a disponibilidade em tempo real e são capazes de revender os seus quartos em troca de uma comissão.
  • Sistemas de reservas online: Os sistemas de reservas online são ferramentas de tecnologia para hotéis que lhe permitem aceitar reservas online diretamente no seu site. É um componente de tecnologia absolutamente necessário para qualquer hotel.
  • Ferramentas de tarifação: Com uma ferramenta de tarifação, poderá desenvolver uma estratégia de gestão de receitas mais eficaz. Em vez de alterar manualmente as suas tarifas e calcular a receita que deve ser gerada em cada quarto, basta usar uma ferramenta inovadora de preços para automatizar o processo. Ela minimiza o stress enquanto, simultaneamente, aumenta a sua receita.

Criadores de websites: O seu site é como uma mostra do seu estabelecimento para os viajantes, por isso é necessário que tenha um site atraente com elementos visuais e multimédia que incentivem os hóspedes a reservarem consigo. Um criador de sites eficaz otimizará o seu site para SEO, para criar uma experiência personalizada para os seus hóspedes passados, presentes e futuros.

Como escolher o software de gestão hoteleira certo

O primeiro passo para escolher o software certo para a gestão de hotéis é identificar quais são as características que deseja e precisa. Há muitas opções de escolha, algumas das quais oferecem uma ou duas das características acima enumeradas, e algumas que se integram com outras tecnologias para lhe dar todas as características que precisa. É muito importante que escolha uma solução que integre todos os recursos, para que possa otimizar a eficiência do seu hotel e aumentar o seu retorno de investimento.

Escolha uma tecnologia de gestão hoteleira que seja acessível. A sua tecnologia precisa de trabalhar para o seu negócio e não contra ele. As funcionalidades devem fazer valer a pena, tanto em preço, como em eficácia.

A única maneira de saber se encontrou a solução de tecnologia certa para o seu hotel é experimentá-la. Com uma avaliação gratuita, pode utilizar o sistema e ver como funciona por si mesmo. Vai descobrir que os recursos são simples de usar e que agilizam as suas responsabilidades diárias. Irá descobrir quão fácil será o quotidiano do seu hotel depois de integrar o software certo para ajudá-lo.

A SiteMinder é a principal plataforma em nuvem para hotéis de todos os tamanhos, em todos os destinos. Se estiver à procura de uma solução completa para a gestão de hotéis, então este é o software de gestão hoteleira para si. Para saber mais sobre a SiteMinder e como pode melhorar os processos do seu hotel, peça uma avaliação gratuita hoje mesmo.

 

]]>
8 factos sobre as 15 principais canais de distribuição online de hotéis https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/distribuicao-on-line/8-coisas-que-aprendemos-com-os-15-principais-canais-de-reserva-line-para-hoteis/ Sun, 07 Oct 2018 23:25:00 +0000 https://www.siteminder.com/?p=36142/ A necessidade de canais de reservas online diversificados

O ano de 2017 foi um ano forte para o turismo graças aos canais de distribuição. Os dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) das Nações Unidas mostram um aumento de 7% nas chegadas de turistas internacionais – um resultado que eles consideraram “notável” por ser o maior crescimento registrado em sete anos.

A Europa, apesar do seu tamanho geográfico e da sua maturidade no mercado, obteve os resultados que apenas destinos emergentes poderiam sonhar – um crescimento de 8% para ser exato. A África também alcançou um crescimento de 8%, enquanto a Ásia e o Pacífico tiveram uma elevação de 6%. O Médio Oriente passou por uma forte recuperação juntamente com um crescimento contínuo em alguns dos seus países e as Américas conseguiram um aumento de 3%.

Estes números significam que, em comparação com 2016, mais de 87 milhões de pessoas adicionais realizaram viagens internacionais em 2017, o que representa uma enorme oportunidade para hotéis no mundo todo.

Para hotéis que querem competir à escala global, estes dados são um lembrete oportuno de quão importante é ter uma estratégia de distribuição diversificada. Para atrair, alcançar e converter os hóspedes de todos os cantos do mundo, o equilíbrio de conexões online precisa de estar na vanguarda dos planos de receita de qualquer hotel.

A SiteMinder publicou recentemente uma lista dos 15 principais canais de distribuição hoteleira geradores de receitas. As listas, que se concentram em regiões específicas em todo o mundo, calculam-se pelo número de reservas que passaram pelo gestor de canais da SiteMinder durante 2017 e o valor dessas reservas em receita bruta, para os 28.000 clientes hoteleiros da empresa.

8 factos sobre as 15 principais plataformas de reservas online para hotéis:

  1. Booking e Expedia, liderando o mercado mundial.
    • O duopólio de Booking.com e Expedia aparece entre os três primeiros canais de reservas com melhor desempenho no mercados hoteleiro em todo o mundo – com a notável exceção da Índia, onde a Agoda e a MakeMyTrip/Goibibo ultrapassam a Expedia no segundo e terceiro lugar, respetivamente.
  2. Ctrip, da China para o mundo. 
    • A Ctrip aparece na lista de quase todos os mercados asiáticos, provando o valor do viajante chinês no mercado da Ásia. A influência da Ctrip dentro de outras partes do mundo ainda está por ser vista, prevemos que suba para os 15 primeiros nos vários mercados europeus nos próximos 12 meses.
  3. Hotelbeds, o maior canal de reservas online do setor grossista. 
    • Os hotéis podem ver claramente o valor contínuo do sector grossista, com Hotelbeds (e/ou as suas aquisições de GTA e Tourico) a surgir na lista de todos os mercados mundiais dos 15 canais de reservas com maior desempenho.
  4. Na América Latina emergem canais como Despegar, BestDay e PriceTravel.
    • Apesar de só estarem disponíveis como canais para os clientes da SiteMinder desde um ano atrás, os canais baseados na América Latina, Despegar.com, BestDay.com e PriceTravel subiram para os 15 primeiros lugares, mostrando o seu incrível valor para hotéis da região e a necessidade de atrair viajantes internacionais e nacionais.
  5. The Channel Manager gera +87% da receita.
    • Os 15 principais canais de distribuição em cada mercado contribuem em mais de 87% da receita total gerada através do The Channel Manager nos seus mercados específicos, mostrando o domínio dos maiores atores da nossa indústria e o seu sucesso em atrair os viajantes de hoje.
  6. Ventas diretas: sites e GDS (sistemas de distribuição global)
    • Os sites de hotéis e os estão entre os 15 primeiros canais de maior desempenho de quase todos os mercados mundiais, provando o valor das reservas diretas e corporativas.
  7. O papel da SiteMinder.
    • Em 2017, a solução de gestão de canais da SiteMinder processou 72 milhões de reservas equivalentes a 22 mil milhões US $ em receitas de hotéis.
  8. Novos canais de reservas online da hotelaria.
  • A aparição de LateRooms.com, HotelTonight e Lastminute.com demonstra a tendência atual entre os hóspedes de reservar o seu alojamento com pouco tempo de planeamento. Estes sites também mostram a importância de anunciar quartos através de um site dedicado a reservas de última hora, em vez de baixar os preços dos quartos de forma generalizada.

 

 

]]>
Porque o seu gestor de canais precisa de uma ferramenta de tarifação de quartos? https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/tarifacao-de-quartos-gestor-de-canais/ Fri, 31 Aug 2018 23:00:37 +0000 https://www.siteminder.com/uncategorized-pt/hotels-channel-manager-room-pricing-tool/ Provavelmente já tem conhecimento e já viu os benefícios da tecnologia de gestão de canais. Se estiver a usar um gestor de canais, saberá a sua importância na expansão da distribuição do seu hotel e na otimização da forma como gere os seus quartos, especialmente na tarifação de quartos.

Com um gestor de canais, pode ligar-se a quantos canais on-line quiser, incluindo agências de viagens on-line (OTA), o seu próprio sistema de reservas e um sistema de distribuição global (GDS).

Apesar de poder estar satisfeito com a quantidade de reservas que recebe, como pode ter a certeza de que a sua receita está a maximizar o seu lucro? Definir tarifas, tentar recolher dados e analisar as suas estratégias de gestão de receitas pode ser difícil e demorado, e isso sem ter em conta o risco de cometer erros quando o faz manualmente.

É por isso que deve esforçar-se para informar a sua gestão de canais através de uma ferramenta de preços inteligente.

O que é uma ferramenta de preços inteligente?

Uma ferramenta de preços inteligente ê um software de tarifação de quartos, que deveria ser uma peça fundamental na máquina que é a sua estratégia de gestão de receitas.

É uma ferramenta inovadora que analisa tendências de preços de hotéis, condições de mercado atuais e tarifas competitivas locais, para que possa adotar uma abordagem mais especializada das tarifas que define para os seus quartos de hotel.

Ao mesmo tempo, é a melhor ferramenta para ajudá-lo a simplificar a sua estratégia e a adaptar a sua aplicação a outras soluções tecnológicas hoteleiras que utiliza.

Porque é que uma ferramenta de tarifação de quartos irá facilitar a vida do seu gestor de canais?

As tarifas que definir no seu gestor de canais precisam de estar mais ou menos a par com as dos seus concorrentes. Vender a preços reduzidos irá significar uma queda na sua receita, enquanto que sobrevalorizar irá causar uma diminuição das reservas.

Usar uma ferramenta de preços inteligente significa que pode facilmente rastrear a atividade de tarifas do seu mercado local, manter a paridade em todos os seus canais e depois fazer alterações ao seu critério.

Uma previsão a longo prazo também é vital para determinar o nível a que define as suas tarifas e, sobretudo, quando o fazer. Sem dados de mercado em tempo real, isto é impossível. Mas, com esta ferramenta, pode ser mais estratégico na lógica por detrás da sua tarifação de quartos.

Para tirar o maior partido do seu gestor de canais, precisa de ser ágil e alterar as suas tarifas de hora em hora caso seja necessário, dependendo da hora do dia, do mês ou do ano em que está.

Com os dados atualizados em tempo real que obtém a partir da ferramenta de preços, isto não é um obstáculo para si, e a sua receita estará sempre de acordo com os seus alvos. Com estes dados, o seu gestor de canais torna-se uma ferramenta ainda mais poderosa.

Conjuntos de dados e relatórios são outras funcionalidades disponíveis numa ferramenta de tarifação de quartos. Gerar e analisar relatórios é extremamente importante para planos de receita futuros. Cada um dos seus canais de distribuição irá diferir ligeiramente (ou de forma significativa) no que se refere ao negócio que recebe.

Diferentes segmentos também podem apresentar um comportamento de reservas variável, os padrões de todos os viajantes não vão ser os mesmos. Observando estes dados, pode identificar os diferentes períodos em que certos canais são mais ou menos populares e pôr em prática as suas próprias estratégias. Obter os seus relatórios a partir desta ferramenta de tarifação de quartos também é muito mais rápido, o que significa que é mais provável que esteja atualizado.

No final de contas, uma ferramenta de preços inteligente é sempre uma boa idea se quiser ser um hotel orientado por dados que tem controlo sobre o seu próprio sucesso de gestão de receitas.

]]>
Índice Global de Negócios Hoteleiros de 2018: Qual é a visão geral dos orçamentos de hotéis e das estratégia de negócios? https://www.siteminder.com/pt/r/distribuicao-hoteleira/indice-global-de-negocios-hoteleiros-de-2018-qual-e-a-visao-geral-dos-orcamentos-de-hoteis-e-das-estrategia-de-negocios/ Tue, 26 Jun 2018 05:13:37 +0000 https://www.siteminder.com/?p=48322 Bem-vindo à folha de referência do Índice Global de Negócios Hoteleiros de 2018 da SiteMinder – ‘Qual é a visão geral dos orçamentos de hotéis e das estratégia de negócios?’ – uma visão sobre como os
hoteleiros do mundo todo dão prioridades ao orçamento e a tomada de decisões a longo prazo no seu hotel.

Este conteúdo examina as respostas que os hoteleiros deram a três perguntas cruciais:

• Em 2018, qual serão as três prioridades ao distribuir o seu orçamento?
• O que acha destas declarações, ao considerar o pessoal do seu hotel?
• Quais são os três principais desafios encontrados na gestão do seu hotel?

Os hoteleiros também tiveram a oportunidade de apresentar observações sobre cada questão, e os pontos mais interessantes estão incluídos.

Descarregue a folha de referência para descobrir quais são – basta preencher o formulário para ter acesso.

]]>
Índice Global de Negócios Hoteleiros de 2018: Qual é a visão geral sobre as tendências tecnológicas hoteleiras e a distribuição de quartos? https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/distribuicao-on-line/indice-global-de-negocios-hoteleiros-de-2018-qual-e-a-visao-geral-sobre-as-tendencias-tecnologicas-hoteleiras-e-a-distribuicao-de-quartos/ Wed, 20 Jun 2018 22:51:46 +0000 https://www.siteminder.com/?p=48110 Bem-vindo à folha de referência do Índice Global de Negócios Hoteleiros de 2018 da SiteMinder – «Qual é a visão geral sobre as tendências tecnológicas hoteleiras e a distribuição de quartos?» – uma visão sobre como os hoteleiros do mundo todo têm uma abordagem estratégica e positiva na maneira em que lidam com a distribuição de quartos e a adoção da tecnologia nos seus hotéis.

Este conteúdo examina as respostas que os hoteleiros deram a quatro perguntas cruciais:

  • Quais canais de marketing utiliza mais frequentemente para atribuir tráfego e reservas diretas ao site do seu hotel?
  • Na sua opinião, qual seria a maneira mais eficaz para atrair reservas diretas em 2018?
  • A sua perspetiva sobre o uso da tecnologia no seu hotel mudou nos últimos cinco anos?
  • Que tendência tecnológica terá como foco em 2018?

Os hoteleiros também tiveram a oportunidade de apresentar observações sobre cada questão, e os pontos mais interessantes estão incluídos.

Descarregue a folha de referência para descobrir quais são – basta preencher o formulário para ter acesso.

]]>
Os 15 principais canais de reservas para hotéis em 2017 https://www.siteminder.com/pt/r/distribuicao-hoteleira/os-15-principais-canais-de-reservas-para-hoteis-em-2017/ Thu, 15 Feb 2018 04:39:25 +0000 https://www.siteminder.com/?p=36091/ Os 15 principais canais de reservas hoteleiras geradores de receitas em 2017

Quais são os canais que geram mais receita para os hoteleiros em Portugal?

Com tantos canais a escolher, pode ser difícil saber exatamente quais canais irão funcionar melhor para o seu composto de marketing.

Então, para ajudá-lo, reunimos uma lista dos 15 principais canais de distribuição geradores de receitas para Portugal em 2017, com base nas receitas brutas geradas pelas reservas feitas pelo nosso sistema para os nossos clientes hoteleiros portugueses.

Preencha o formulário abaixo para descobri-los.

]]>
Cinco modelos inspiradores de sites de hotéis https://www.siteminder.com/pt/r/modelos-inspiradores-sites-de-hoteis/ Tue, 30 Jan 2018 15:00:02 +0000 https://www.siteminder.com/uncategorized-pt/hotel-website-designs-inspire-you-2018/ Sem um website bem projetado, o seu hotel não conseguirá classificações altas nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, de modo que não vai atrair a atenção de tantos potenciais clientes como seja possível.

Os viajantes de hoje usam tecnologias como smartphones e tablets todos os dias, e esperam poder visualizar e navegar por sites nesses dispositivos sem nenhum tipo de problema. Se não conseguem fazer uma reserva de forma rápida e fácil no seu site, vão escolher outro hotel.

Se não tem a certeza sobre como sites de hotéis bem desenhados devem parecer, compilámos uma lista de cinco exemplos para o inspirar.

Cinco modelos inspiradores de sites de hotéis

Exemplo de sites de hotéis n.º 1: Hotel Oxford Timisoara

Hotel Oxford Timisoara

O traço distintivo do website do Hotel Oxford Timisoara é o banner com uma apresentação em movimento que se mostra com destaque no topo da página. Esta é a primeira coisa que os visitantes veem, e imediatamente captura a sua atenção.

Enquanto veem as imagens, têm uma ideia do que poderiam ter ao alojarem-se no Oxford Timisoara quando navegam pelas fotos da cidade e dos hóspedes a desfrutar de vários serviços.

Exemplo de sites de hotéis n.º 2: The Fortress Resort & Spa

The Fortress Resort and Spa

The Fortress Resort & Spa conhece os seus hóspedes: viajantes que tentam escapar da vida agitada da cidade e ter uma estadia relaxante no paraíso. O site fornece uma experiência de imersão que ajuda os potenciais hóspedes a saborear esta sensação.

A metade superior da página está coberta de vistas panorâmicas, em contraste com o botão vermelho em destaque que permite aos visitantes verificar tarifas e disponibilidades sem demora.

Este desenho simples é incrivelmente eficaz para encorajar as reservas diretas.

Exemplo de sites de hotéis n.º 3: Swissôtel Hotel & Resorts

Swissôtel Hotels & Resorts

A paleta de cores do site do Swissôtel Hotels & Resorts é o que diferencia esta cadeia hoteleira dos seus concorrentes na Internet.

Os tons brancos, cinzas, beges e dourados combinam-se para criar uma sensação de descanso e relaxamento. Se os sites de hotéis enviam mensagens para os potenciais clientes, o do Swissôtel mantém a sua mensagem simples: não procure mais, já nos encontrou.

Os potenciais hóspedes têm a sensação instantânea de que o hotel é limpo e acolhedor — de que se trata do lugar perfeito para descansar enquanto viajam a negócios ou a lazer.

Exemplo de sites de hotéis n.º 4: Gramercy Park Hotel

Gramercy Park Hotel

O Gramercy Park Hotel é um dos hotéis de luxo mais emblemáticos do mundo e o seu site enfatiza a sensação de luxo e sofisticação que os hóspedes podem esperar. Em contraste com os tons pastel do site do Swissôtel, o site do Gramercy usa cores escuras como o preto e vermelho intenso para criar uma aura de estilo elegante e de alto nível.

Além disso, um breve formulário de reservas anexado à apresentação de fotos da página inicial incentiva a reservar no ato.

Exemplo de sites de hotéis n.º 5: Velvet Manchester

Velvet Hotel

O Velvet Manchester utiliza imagens detalhadas como base do desenho geral do website.

A apresentação em movimento mostra características únicas do hotel e dá aos potenciais clientes uma sensação de que não vão encontrar outro lugar para se alojar parecido com este.

Para complementar, as quatro estrelas do hotel são afixadas no centro da página inicial para que os visitantes saibam imediatamente que o hotel é de alta qualidade.

O que um website hoteleiro deve fazer para ter um design atrativo?

Os melhores sites de hotéis muitas vezes têm muito em comum. Os seguintes elementos são necessários para a criação de um site hoteleiro atrativo:

Design responsivo

Graças ao design responsivo, um site pode ser visto facilmente em qualquer ecrã, não importa qual o tamanho. Adapta-se automaticamente ao tamanho do ecrã do utilizador, tornando-se fácil de navegar com um smartphone, um tablet, ou um computador de mesa.

Talvez seja o componente mais importante, já que as reservas provindas de dispositivos móveis aumentam ano após ano.

Os sites de hotéis devem ter um design adaptável para que os utilizadores possam reservar diretamente do seu aparelho preferido.

Imagens de alta resolução

Os melhores sites de hotéis não só têm imagens vibrantes e detalhadas do estabelecimento e das comodidades disponíveis, como também incluem imagens dos hóspedes a desfrutar da sua estadia.

As imagens de pessoas, utilizando as instalações do hotel, fornecem aos visitantes do site uma prova da qualidade da experiência do hóspede e pode motivar reservas diretas.

Disponibilidade e tarifas em tempo real

Um website hoteleiro bem desenhado será capaz de se integrar com o sistema de gestão hoteleira do estabelecimento, para poder mostrar tarifas e disponibilidades em tempo real.

Qualquer potencial hóspede que esteja a explorar um site de hotel vai querer saber se há disponibilidade durante as datas da sua viagem e quanto lhe custará.

Se não pode encontrar essas informações no site, o utilizador vai procurar por outro estabelecimento em vez de gastar mais tempo procurando por elas.

Botão «Reservar agora»

Um botão de reserva é um pequeno componente dos sites de hotéis, mas é um dos elementos mais importantes e eficazes. Este botão deve mostrar-se num lugar destacado de todas as páginas de destino, uma vez que é a melhor maneira de incentivar um visitante do site a finalizar a sua reserva imediatamente.

Velocidade de carregamento rápida

Os sites de hotéis deveriam carregar completamente dentro de dois ou três segundos no máximo. Os futuros viajantes não vão esperar mais do que alguns segundos para que um site carregue as suas imagens. Em vez disso, simplesmente vão-se voltar à página de resultados da pesquisa e entrarão na página seguinte da lista.

Sites de velocidade rápida são essenciais para diminuir as taxas de rejeição (que é a percentagem de visitantes que deixam um site depois de ver apenas uma página) e também para melhorar as classificações na página de resultados dos motores de pesquisa.

Dicas para melhorar o design do seu site

Quando o seu site estiver bem concebido, vai querer atualizá-lo continuamente com novas imagens e conteúdo interessante.

As atualizações de rotina garantem que o seu site esteja atualizado e que continue a ser relevante, o que melhora a sua classificação nos motores de pesquisa. As dicas a seguir podem ajudá-lo a melhorar o seu design:

  • Adicione fotografias de pessoas que representam o seu principal segmento de mercado. Se o seu hotel costuma atrair jovens e pessoas que viajam a sós, certifique-se de que estes segmentos demográficos sejam representados nas suas imagens.
  • Crie conteúdos que sirvam como um recurso valioso para os viajantes. Os guias turísticos locais e as informações históricas sobre os arredores podem dar aos potenciais hóspedes mais razões para visitar a sua página e mais incentivos para permanecer no seu site por mais tempo.
  • Invista numa ferramenta de criação de websites projetada especificamente para hotéis. Um programa deste tipo facilita a criação e a manutenção do seu site. Esta opção não só irá poupar tempo, como também dinheiro.

Porque escolher o Canvas da SiteMinder?

O Canvas da SiteMinder é um criador de sites projetado para gerentes de hotéis que não têm formação em web design. Trata-se de um programa intuitivo e fácil de usar que permite aos hoteleiros criarem sites atraentes e funcional em questão de minutos.

Com o Canvas, pode personalizar o seu site com as suas próprias fotografias, logótipos e páginas de destino. Além disso, o programa permite que integre instantaneamente o seu website com os outros sistemas e tecnologias do seu hotel.

Por exemplo, o Canvas funciona perfeitamente com outros produtos da SiteMinder, como o sistema de reservas on-line e o gestor de canais. Basicamente, é a maneira mais simples e mais acessível para criar um site de hotel bem projetado.

Estes são apenas alguns exemplos de design de sites de hotéis, mas existem muitos mais estudos de caso a considerar.

As marcas hoteleiras que utilizam o Canvas para projetar o seu website veem resultados rapidamente. Quase sempre há uma correlação direta entre o novo design do seu site e a melhora nas suas classificações na página dos resultados dos motores de pesquisa, maiores taxas de conversão e mais reservas diretas.

Para obter mais informações sobre como pode criar um site hoteleiro com um design atraente, comece agora a sua avaliação gratuita do Canvas.

Designs atraentes de sites de hotéis

]]>
[Webinário sob demanda] Os princípios básicos da gestão de receitas https://www.siteminder.com/pt/r/distribuicao-hoteleira/webinario-sob-demanda-os-principios-basicos-da-gestao-de-receitas/ Mon, 11 Dec 2017 22:59:49 +0000 https://www.siteminder.com/?p=34595/ Os hoteleiros mais bem-sucedidos são operadores experientes constantemente à procura de maneiras mais inteligentes e eficientes de gerir os seus negócios; compreender os princípios básicos da gestão de receitas é vital para manter a rentabilidade do seu hotel.

Como abordar a distribuição de uma maneira que forneça mais receitas ao seu hotel?

A SiteMinder apresentou um webinário educacional gratuito sobre os princípios básicos da gestão de receitas e as estratégias para aumentar a receita do seu hotel.

Baixe a versão sob demanda e saiba mais sobre:

  • A segmentação de mercado;
  • O controlo de inventário;
  • Uma estratégia de preços otimizada;

e muito mais…

]]>
3 pontos indispensáveis para uma estratégia efetiva de distribuição hoteleira https://www.siteminder.com/pt/r/tecnologia/3-pontos-indispensaveis-para-uma-estrategia-efetiva-de-distribuicao-de-hoteis/ Wed, 31 May 2017 06:00:47 +0000 https://www.siteminder.com/?p=29079/ A sua estratégia de distribuição hoteleira, em muitos aspetos, é a chave para o sucesso das reservas no seu hotel.

Quanto mais distribuir os quartos e serviços que oferece no seu hotel, mais hóspedes irá atrair e mais crescimento terá o seu hotel.

Desenvolver uma estratégia de distribuição eficaz é fundamental, e implementá-la cuidadosamente é um passo ainda mais importante.

Aqui estão três etapas principais para criar uma estratégia de distribuição hoteleira bem-sucedida:

  1. Otimização do composto de marketing

Compreender os diferentes segmentos de viajantes que reservam quartos no seu estabelecimento permite que diversifique o seu composto de marketing e otimize a sua estratégia de distribuição hoteleira.

Na maioria dos casos, os viajantes podem ser divididos em dois grupos diferentes: segmentos de menor rendimento e segmentos de maior rendimento. Os segmentos de menor rendimento geralmente derivam dos grossistas turísticos.

Esses hóspedes irão reservar os seus quartos com antecedência, mas também tendem a reservar os seus quartos durante todo o ano. Segmentos de maior rendimento geralmente são gerados pelas OTA e até mesmo pelo seu próprio sistema de reservas hoteleiras.

Podem reservar os seus quartos pouco antes de chegar, e muitas vezes pagam preços mais altos pelos quartos devido à sua abordagem de última hora.

Podem reservar apenas alguns dias antes de chegarem e podem ter uma tendência a reservar durante a alta temporada na sua região.

  1. Visão geral dos canais on-line e off-line

A sua estratégia de distribuição hoteleira precisa de incluir uma gama diversificada de canais, tanto on-line como off-line. Isso permite que promova o seu hotel para o maior número possível de hóspedes ao redor do mundo.

Os canais on-line incluem as agências de viagens on-line (OTA), o seu próprio sistema de reservas diretas através do seu website e as plataformas de redes sociais. Os canais off-line que deve considerar como parceiros incluem os serviços de reserva por telefone, bem como os grossistas e operadores turísticos.

Com canais on-line, as suas campanhas de marketing hoteleiro podem chegar a todos os cantos do planeta. Um número crescente de viajantes confiam em sites de turismo on-line para pesquisar preços, oportunidades e atividades para as suas próximas viagens.

Sem canais on-line, será deixado para trás, no passado, enquanto o resto da indústria avança para o futuro.

Enquanto os canais on-line são fundamentais, os canais off-line não estão obsoletos. Os canais off-line têm a capacidade de atrair residentes locais, bem como viajantes mais velhos que talvez não se sintam tão confortáveis em utilizar os serviços da Internet.

  1. Tecnologia para combinar tudo

Desenvolver uma estratégia de preços e estabelecer canais de distribuição hoteleira é uma parte importante da sua estratégia global de distribuição, mas não está completa até que invista na tecnologia certa para juntar todos estes componentes da maneira perfeita.

Uma solução de negócios projetada especificamente para hotéis permitirá que se conecte com os seus vários canais de distribuição hoteleira, que atualize o seu preço com base nas demandas do mercado e tendências de consumo, e que maximize as suas reservas.

Idealmente teria que incluir um sistema de reservas on-line direto do seu website, um gestor de canais e um sistema de gestão hoteleira na sua gama de tecnologia hoteleira.

]]>
Os Sistemas de Distribuição Global (GDS): Como dão sentido a sua gestão de receitas https://www.siteminder.com/pt/r/distribuicao-hoteleira/sistema-distribuicao-global-hoteleiro/6-formas-de-promover-o-teu-hotel-e-aumentar-as-receitas-com-o-e-mail-marketing/ Wed, 26 Apr 2017 06:02:30 +0000 https://www.siteminder.com/?p=29063/ Como pode certificar-se de que pode acessar as ofertas de última hora nos sites como o Expedia?

Muito fácil! Utilizando as vantagens que os seus concorrentes e agentes de viagens possuem – um Sistema de Distribuição Global (GDS). Mais de 600.000 agentes de viagens estão conectados a um Sistema de Distribuição Global (GDS) todos os dias para reservar voos, hotéis, aluguer de carros e atividades no seu destino.

Um Sistema de Distribuição Global é um canal mundial entre vendedores de viagens e fornecedores, tais como hotéis e outros provedores de alojamentos. Ele permite transações automatizadas e comunica dados, preços e disponibilidade em tempo real para agentes de viagens e sistemas de reservas on-line. Esta rede emaranhada de bancos de dados tornou-se ainda mais labiríntica após a explosão das agências de viagens on-line (OTA), como Expedia, Booking.com e Wotif.

Acompanhar os passos do mercado em rápida evolução é desafiador e gratificante para os hotéis, diz David Chestler, vice-presidente executivo da SiteMinder para o continente americano.

«Todas as semanas há um novo canal ou tendência emergente para os hoteleiros acompanharem e decidirem se estão diante de uma oportunidade real ou se são apenas distrações.»

Embora, ele acrescenta que um GDS é «definitivamente uma oportunidade significativa» para hotéis.

Como ganhar visibilidade e reservas

Chestler ilustra o seu ponto de vista ao fazer uma analogia entre o cenário de distribuição global e um supermercado: «Se deseja estar visível e obter reservas… o seu hotel precisa de estar nessas prateleiras de supermercados quando e onde os seus hóspedes estão a pesquisar uma reserva hoteleira».

Um sistema de distribuição global pode aumentar as reservas e receitas do hotel, ao aumentar a exposição dos hotéis em mais «prateleiras de supermercados» globalmente. Esta abordagem é particularmente eficaz na captura de viajantes de negócios internacionais. «Pode ganhar um volume lucrativo de hóspedes corporativos internacionais, especialmente se estiver perto de uma grande porta de entrada aeroportuária ou perto de grandes empresas comerciais ou governamentais», diz Chestler.

Mais viajantes de lazer também estão a ser apanhados na teia do GDS. O uso de sistemas de distribuição global em viagens corporativas e de lazer está em alta, com o número total de agentes de viagens a usar um GDS aumentando 14% em relação a 2011, de acordo com pesquisas de mercado da Phoenix Marketing International.

O GDS by SiteMinder está a ajudar os hotéis a aproveitar esta tendência – uma solução de tecnologia baseada na web que conecta hotéis a todos os GDS, incluindo Galileo e Worldspan por Travelport, Saber, Abacus e Amadeus.

As tarifas e a disponibilidade são enviadas pelo sistema de gestão hoteleira (PMS) do hotel diretamente para o GDS e os websites de reservas on-line através do The Channel Manager da SiteMinder. Assim que uma reserva é feita no GDS ou num website de reservas on-line, o The Channel Manager atualiza instantaneamente o inventário em todos os canais, incluindo o próprio website do hotel, e entrega automaticamente os dados da reserva no PMS ou no sistema de reservas por computador (CRS).

Lista de verificação para escolher um GDS

David Chestler oferece os seguintes conselhos para hotéis na hora de escolher um GDS:

  • Sem comissões ou taxas para a entrega de reservas ao seu PMS.
  • Um sistema que suporta inventário agrupado, para que cada quarto que esteja a vender seja distribuído entre todos os canais, e não dividido entre os canais.
  • Integração com a sua receção e o seu PMS. Isto permite que tenha mais tempo para cuidar dos seus hóspedes e dos seus negócios, e menos tempo a fazer uma introdução de dados laboriosa e demorada para cada reserva.

Como escolher o melhor sistema de reservas on-line

]]>
6 formas de promover o seu hotel e aumentar as receitas com o e-mail marketing https://www.siteminder.com/pt/r/marketing/marketing-digital-hoteleiro/6-formas-de-promover-seu-hotel-e-aumentar-receitas-com-e-mail-marketing/ Wed, 19 Apr 2017 05:14:29 +0000 https://www.siteminder.com/?p=33310/ A crescente concorrência nos negócios on-line de hoje em dia exige estratégias de marketing e distribuição mais diversificadas como o e-mail marketing para os hoteleiros. Embora seja importante para os hoteleiros e os gestores de receita considerar oportunidades tradicionais e emergentes, os custos associados à comercialização do seu hotel através de múltiplos canais podem tornar-se caros.

Introduza o e-mail marketing – um dos métodos mais viáveis e económicos para alcançar os hóspedes e aumentar as reservas diretas. Assim como os viajantes agora podem planear a sua viagem usando as inúmeras informações oferecidas on-line, inclusive através do Google, os hotéis também podem procurar passos simples para planear as chegadas dos seus hóspedes.

Na 1ª parte desta série de blogues, discutiremos dicas sobre como tirar proveito da forma mais eficaz dos recursos do e-mail como parte da sua estratégia global de marketing para promover o seu hotel e aumentar a sua receita.

1. Foque-se nos antigos hóspedes

Não só é mais fácil manter antigos clientes do que conseguir novos, como também é menos dispendioso; as estatísticas mostram que atrair novos hóspedes pode custar-lhe de cinco a oito vezes mais do que manter os existentes. De facto, o Preferred Hotel Group estima que até 60% da receita nos seus hotéis de melhor desempenho são de antigos hóspedes.

Porque não oferecer aos clientes ofertas, pacotes especiais e programas de recompensas com período limitado para aumentar a sua receita?

2. Tire proveito dos períodos de pico

Os hóspedes são mais propensos a procurar quartos no período anterior aos períodos de pico. Use esse tempo para lembrá-los por que motivos devem reservar consigo usando e-mails com temas de férias, descontos especiais e incentivos personalizados. Conte com os seus dados do PMS (sistema de gestão hoteleira) para identificar picos na ocupação do quarto, a fim de enviar e-mails segmentados e sazonais – em particular para os gastos elevados anteriores. É durante esses períodos de pico que tem mais probabilidade de atrair novos hóspedes.

Certifique-se de identificar o seu nicho e quem é o cliente ideal; isto torna o direcionamento muito mais efetivo e eficiente.

3. Lembre-se de que os dados do cliente são a formula do sucesso

Hoje em dia, todos os clientes que reservam um quarto de hotel on-line entendem que devem estar dispostos a fornecer o seu endereço de e-mail (para receber o e-mail de confirmação e outras informações importantes do hotel). Colete esses dados no momento da reserva ou do check-in e use-os para acompanhar os seus clientes em tempo hábil. Por exemplo, enviando-lhes e-mails com ofertas exclusivas e ofertas de período limitado, pode aumentar e criar oportunidades de mercado para aumentar as receitas.

4. Otimize os seus horários de envio

Personalize e envie e-mails que se relacionam diretamente com as necessidades e preferências dos seus hóspedes. Em particular, tenha em atenção qual o fuso horário em que estão e envie-lhes e-mails quando é mais provável que sejam recetivos. Embora a pesquisa da Experian mostre que os e-mails enviados às sextas-feiras têm a maior taxa de cliques (CTR) e aqueles enviados às segundas-feiras geram a maior receita, é importante experimentar dias e horas diferentes para encontrar o que é mais eficaz para o seu hotel.

Ao aproveitar o poder do software de automação de marketing, pode analisar a sua proporção de cliques (CTR) e outras métricas para ajudar a ajustar o tempo das suas campanhas de e-mail.

5. Utilize linhas de assunto curtas e diretas

30% dos destinatários de e-mail abrem os seus e-mails com base na linha de assunto. Para tornar os seus e-mails mais atraentes, utilize linhas de assunto curtas e diretas com benefícios claros, para que os clientes sejam encorajados a abrir o seu e-mail e descobrir o seu conteúdo. Ao usar uma ferramenta de automação de marketing, pode facilmente testar linhas de assunto diferentes e medir as suas taxas de abertura e cliques para comparar o desempenho de diferentes campanhas de marketing.

6. Utilize uma chamada à ação (CTA) e incentive respostas

Os e-mails de marketing mais eficazes envolvem o leitor com as CTA e incentivos, por exemplo:

  • Convites para reservar diretamente no seu website em troca de vales e outros incentivos
  • Solicitações de comentários em troca de descontos ou de chances de ganhar um prémio
  • Ofertas personalizadas de tempo limitado e recompensas que incentivam os hóspedes a «agir agora».

Uma CTA atraente combinada com uma mensagem personalizada ajuda a encorajar cliques e respostas.

O e-mail marketing deve ser uma parte importante da estratégia de marketing global e contínua do seu hotel. Lembre-se de que com cada e-mail está a construir um relacionamento com o seu cliente. Ao tomar o tempo para enviar comunicações personalizadas e relevantes, os clientes sentir-se-ão valorizados e quererão reservar no seu hotel.

]]>